TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Artigo: Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Artigo  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Liderança

No filme Apolo 13, vimos a participação de todos no trabalho em equipe, tanto no espaço entre os astronautas, como entre os integrantes da NASA.

Em ambos os casos, foi essencial a participação de todos para que a realização do trabalho fosse um sucesso. Mesmo sendo dura as atitudes do líder em certos momentos do filme foi necessário para mostrar que um líder, deve mostrar confiança, preparo psicológico para enfrentar situações difíceis e inesperadas, e em ambas as partes, os lideres mostraram ter flexibilidade e percepção.

Em uma das cenas do filme, que nos chama a atenção, foi a cena da explosão, quando Jim, o líder astronauta, autoriza o astronauta Jack a assumir o comando, mesmo sem ter certeza se ele teria culpa ou não. Essa atitude mostra que um líder deve motivar sempre sua equipe, independente dos problemas do dia a dia, um líder precisa construir auto confiança.

Um líder se põe no lugar de todos, tem que transmitir energia positiva e otimismo.

Durante a liderança de ambos os lideres, houve muitos conflitos com seus liderados, principalmente na NASA, onde um discordava do outro, gerando conflitos. Nesse caso, um líder deve ter discernimento para resolver o problema, deve ter atitude, capacidade de superar dificuldades, resolver os problemas em menos tempo possível.

Um bom líder da um bom treinamento pra sua equipe, pois busca alcançar seus objetivos com boa qualidade nos trabalhos feitos. Nota-se no filme um treinamento rigoroso feito pelos astronautas, para que tudo desse certo no espaço, para que estivessem preparados até mesmo para os imprevistos. Essa cena do filme mostra a preocupação de um líder com a vida de seus companheiros.

Isso é liderança, é comprometimento, abertura a mudanças, visão do futuro, comunicação, motivação, clima para diálogos, formação de equipe.

Desenvolvimento organizacional

A motivação foi o aspecto mais evidente no desenvolvimento organizacional.

A principal motivação nessa missão era chegar até a lua, por isso a equipe deu tudo de si.

A motivação dos astronautas em não desistir mesmo quando tudo parece não dar mais certo, a motivação do pessoal da NASA, preocupados em motivar os astronautas, se reunindo, pegando sugestões de toda a equipe ali na base, um motivando o outro a não desistir, buscando soluções para os problemas da aeronave, teve um momento em que um dos astronautas passa mal, sentindo muito frio, o companheiro e líder Jim, o abraça e tenta aquece-lo , motivando o amigo a não desistir, mostrando que está ali do seu lado em todos os momentos.

A motivação é algo muito importante para superar momentos difíceis. A motivação é algo que vem de dentro, mais é muito importante ter alguém ali do seu lado, te motivando, dizendo que você é capaz de superar suas dificuldades.

Governância corporativa

Uma das cenas que mostra o significado da palavra ética, é a cena do astronauta que foi impedido de participar da missão pelo fato de apresentar risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com