TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista 1 - Externalidades - Finanças Públicas UCB

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Primeira lista de exercícios de Finanças Públicas

Externalidades: Problemas e soluções

[pic 1]

Instruções

• Atividade referente à aula de 10/08/21 – Externalidades: Problemas e soluções

• Este exercício vale como atividade complementar pontuada e deve ser entregue impreterivelmente antes da aula do dia 17/08. 

• Responda todas as perguntas, mesmo que não se sinta 100% seguro sobre a resposta. O importante é aprendermos juntos, e isso me permite ver o quanto você está se esforçando

• Quanto mais detalhado for o desenvolvimento da sua resposta, melhor

• Ao calcular valores das respostas, inclua todas as contas necessárias para chegar ao resultado.

NOME COMPLETO: GABRIEL LUEBKE MOREIRA        UC17100615

E- MAIL: LUEBKE.GABRIEL@GMAIL.COM 

  1. Uma atividade pode gerar externalidades positivas e negativas ao mesmo tempo? Explique sua resposta dando exemplos.

Sim, pois, uma vez fixado que externalidades são efeitos sociais, econômicos e ambientais indiretamente causados pela venda de um produto ou serviço, percebe-se a possibilidade de uma mesma produção causar efeitos positivos e negativos à sociedade e ao meio ambiente. Como exemplo principal, tem-se a externalidade negativa que uma mineradora causa ao degradar o meio ambiente em busca de matéria prima, enquanto também causa uma externalidade positiva ao gerar empregos para a população.

  1. Suponha que um estado fictício impôs uma regulamentação rígida sobre a poluição do ar, mas também autorizou um leilão de permissões de emissão, possibilitando que algumas usinas emitam quantidades de dejetos superior ao permitido, desde que outras usinas emitam menos. A teoria prevê que este leilão levará a uma alocação socialmente eficiente de poluição. Descreva detalhadamente como esse resultado ocorreria.

A partir do momento em que o governo conhece o nível socialmente ótimo de produção, existe a possibilidade deste estabelecer cotas de emissão de poluentes para as usinas, de maneira a existir uma produção socialmente ótima. No entanto, é sabido que algumas empresas são maiores que outras, possuindo uma maior capacidade de produção, de tal modo que, existirão empresas que não terão capacidade de produzir até o limite de cota, enquanto outras empresas estarão limitadas pela cota estabelecida. Desta maneira, as empresas que não utilizam sua cota por completo podem negociar suas permissões de emissão com as empresas que possuem capacidade de produzir mais, de tal maneira que o equilíbrio de emissões continuará a respeitar o limite estabelecido pelo governo.

  1. Suponha que os custos marginais de produção de uma empresa sejam dados por CMg = 10 + 3Q, onde CMg é custo marginal da firma e Q é quantidade produzida pela firma. O processo de produção dessa firma, entretanto, gera um resíduo tóxico, que impõe um alto custo para os moradores da cidade em que ela atua: o custo marginal externo (i.e., custo marginal imposto pela firma aos atores externos às atividades dessa firma) associado à Q-ésima unidade produzida pela firma é dado por 6Q. Qual é o custo marginal privado associado à 10ª unidade produzida pela firma? Qual é o custo marginal total para a sociedade associado à produção da 10ª unidade produzida pela firma (i.e., qual o custo marginal social da 10ª unidade)?

Se, Q = 10

Cmg = 10 + 3Q                               Cmg(externo)= 6Q

Cmg(privado) = 10 + 3.(10)

Cmg (privado) = 40

Cmg (social) = Cmg(privado) + Dano marginal (custo marginal externo)

Cmg(social)= 40 + 6.(10)

C,g (social)= 100

  1. O benefício marginal privado associado ao consumo de um produto é BMgP = 360 – 4Q, onde Q é a quantidade consumida, e o custo marginal privado associado à sua produção é CMgP = 6Q. Além disso, a perda marginal associada à produção desse bem é PM = 2Q. Para corrigir a externalidade gerada por essa atividade, o governo decide impor uma taxa de $T por unidade vendida. Qual valor do imposto T deve ser fixado para alcançar o ótimo social?

Bmg (privado) = 360 – 4Q                       Cmg(privado) = 6Q        PM= 2Q

Para alcançar o ótimo social, o valor do tributo $T deve ser igual à perda marginal PM. Fazendo com que o custo marginal privado seja igual ao custo marginal social.

Desta maneira, o valor do tributo T deve ser igual à 2Q, onde Q é a quantidade consumida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com