TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado consumidor

Projeto de pesquisa: Mercado consumidor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................

ETAPA 1

Introdução......................................................................................................................0

Mercado consumidor....................................................................................................0

Histórico da evolução do mercado consumidor............................................................0

ETAPA 2

Custo envolvidos para produção..................................................................................0

Custos em termos monetários para produção de sorvete............................................0

ETAPA 3

Fatores que influenciam a dinâmica econômica..........................................................1

Critérios para divisão das macrorregiões.....................................................................1

ETAPA 4

Relatório Econômico Final ...........................................................................................1

COSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................1

INTRODUÇÃO

Através desta ATPS analisaremos os passos necessários e estudo regional sobre a fabricação de sorvete, este é o ramo de negócio escolhido pelo grupo para serem desenvolvidas. Neste trabalho iremos analisar as possibilidades de mercado, as condições para venda do produto, os custos, as influencias da crise econômica, as taxas de juros e a inflação. Como se encontra o mercado atual para a venda de sorvetes.

ETAPA 1

Passo 1

Introdução.

É muito provável que você goste de sorvete e que relacione a guloseima com os dias quentes do nosso verão brasileiro, afinal essa é uma das sobremesas mais populares de todos os tempos. Mas quem foi o gênio que criou essa receita? De onde vem, afinal, essa delícia congelada?

Existem trechos bíblicos que descrevem Rei Salomão degustando uma sobremesa congelada? E, antes ainda, relatos apontam que Alexandre, o Grande, apreciava drinks supergelados feitos à base de mel ou vinho. Mas os primeiros relatos a respeito de uma sobremesa gelada feita com leite são da Dinastia Tang, que começou em 681 e durou até 907.

Essas versões geladas líquidas foram transformadas em sobremesas congeladas no século 17, tendo açúcar adicionado à mistura. A primeira pessoa a registrar uma receita dessa guloseima foi Antono Latini, considerado por muitos como o criador do verdadeiro sorvete.

Dizem que os inventores do sorvete foram os chineses, misturando gelo com frutas. Depois, essa técnica foi transmitida aos árabes, que começaram a fazer caldas geladas chamadas sharbet, as quais, mais tarde, se transformariam nos famosos sorbets franceses – sorvetes à base de água. Porém, foi com o famoso explorador italiano, Marco Polo, que o sorvete se tornou realmente conhecido na Itália, depois na França e no restante da Europa e, por fim, nos Estados Unidos e no mundo.

No Brasil, os primeiros a experimentar foram os cariocas. Em 1834, dois comerciantes do Rio de Janeiro compraram dos Estados Unidos 217 toneladas de gelo para misturar com as frutas nativas. Como na época não havia uma forma de conservar o sorvete gelado, os comerciantes anunciavam o horário exato da fabricação, já que o consumo precisava ser imediato.

O passar dos anos e o avanço tecnológico favoreceram muito para o desenvolvimento dos sorvetes. Atualmente temos uma infinidade de sabores – frutas, chocolate, com iogurte, crocante etc. – seja no palito, os famosos picolés, ou no potinho e em cones para os de massa.

Atualmente, o mercado brasileiro de sorvetes está dividido entre os produtos industrializados e os fabricados em escala artesanal.

Etapa 1

Passo 2

Quanto se compra e se Vende

Convencer o brasileiro a tomar mais sorvete não é tarefa fácil. A Unilever, líder no Brasil com a marca Kibon, está investindo R$ 40 milhões na maior aposta que já fez para transformar o produto na sobremesa preferida do brasileiro. Após um período de expansão, o consumo de sorvete vem registrando queda no Brasil: em volume, recuou 0,3% em 2011, 2,6% em 2012 e, no primeiro semestre deste ano, já caiu 7,2%, segundo dados da Nielsen.

Comportamento do Consumidor

Entender o comportamento do consumidor é algo que todas as organizações desejam alcançar. Assim, seria possível aumentar as vendas, bem como o nível de satisfação da clientela. Deste modo, percebe-se que entender o comportamento do consumidor não é tarefa fácil e para isto é necessário que as empresas cuidem de maneira correta da clientela. Contudo, para cuidar de maneira correta dos clientes, devem ter as seguintes características:

1. Credibilidade- Credibilidade ou sua reputação é realmente tudo o que você tem no mundo do negócio. Os clientes devem acreditar em seus produtos, serviços;

2. Acessibilidade- Acesso rápido e fácil ao sistema de serviços;

3. Confiabilidade- Você deve realizar o que promete, no tempo prometido;

4. Excelência- Os clientes acreditam que eles próprios sejam importantes e excelentes.

A empresa passou os últimos dois anos mudando a fórmula dos produtos e repensando a estratégia. Ao aumentar o portfólio para mais de 20 opções, a Unilever deu mais visibilidade à parceria com os chocolates da Mondelez - como Sonho de Valsa, Laka e Diamante Negro - e criou embalagens de sabores combinados além do tradicional Napolitano.

investimento do fundo Innova - que tem participação de Jorge Paulo Lemann, um dos donos da AB Inbev - na rede Diletto mostra que existe uma boa chance de crescimento das sorveterias para as classes A e B, na avaliação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com