TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Inflação

Por:   •  30/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

1 O que é inflação?

No conceito geral, Inflação é o efeito de inflar ou inchar. Para a economia, inflação é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços, bens e serviços.

A noção de inflação da economia surgiu em 1838, e significa o aumento dos preços que acontece de forma persistente e que resulta na diminuição do poder de aquisição de uma moeda.

Segundo Alexandre Schwartsman, Sócio-diretor da Schwartsman & Associados e ex-diretor do BC, "Inflação é o aumento geral e persistente dos preços. Estas duas características são cruciais. Se apenas uns poucos preços aumentam, enquanto os demais permanecem estáveis, não há como caracterizar um processo inflacionário, ainda que o índice de preços mostre valores positivos. 

Da mesma forma, se há um aumento de todos os preços num dado mês, por exemplo, por conta da imposição de algum tributo, mas estabilidade em seguida, também não temos como caracterizar inflação; esta tem que ser generalizada e persistente."

  1.  Principais causas da inflação.

  1. Aumento dos gastos Públicos.

Uma das causas da inflação é o aumento da emissão de papel-moeda pelo Governo para cobrir os gastos do Estado. Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado, mas não houve criação de riqueza ou aumento de produção. Nestes casos, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto, resultando em inflação.

  1. Aumento dos custos de produção.

Quando os custos de produção aumentam, logo aumentam os preços finais que pagamos. Por exemplo, quando aumenta a gasolina, o diesel, a farinha de trigo, a energia elétrica, os pedágios das estradas, impostos. Tem ainda a variação do dólar, como grande parte dos insumos de nossa produção vem do exterior, quando o dólar aumenta, esse aumento é repassado no preço final do produto.

  1. Memoria inflacionaria.

Muitas vezes o preço vai aumentando apenas porque o prestador de serviço já se ‘acostumou’ a ir aumentando seus preços após alguns períodos já pensando que a inflação vai continuar subindo como antes.

  1. Problema de Safra.

Problemas meteorológicos como chuvas em excesso, secas, desastres naturais podem afetar os preços de determinados alimentos. E como os alimentos são itens importantes, esses fenômenos fazem aumentar os índices de inflação.

  1. Carteis e pouca concorrência.

Produtos fabricados por poucas empresas podem aumentar de valor se estas empresas combinarem preços. Estes são os chamados cartéis. O governo procura atuar diretamente para acabar com qualquer tentativa nesse sentido. Além disso, quanto mais elevada a concorrência, mais as empresas vão competir entre si para se tornarem mais eficientes e conseguir oferecer preços mais competitivos e produtos de maior qualidade. Já quando a concorrência é pequena, os preços podem subir.

  1. Tipos de Inflação
  • Inflação de demanda: caracterizada pelo excesso de demanda em um determinado setor;
  • Inflação de custos: também conhecida como inflação de oferta, que acontece por causa da oferta, por exemplo, quando há uma subida dos custos de produção;
  • Inflação inercial: também é conhecida como inflação psicológica, porque não é causada necessariamente por uma alteração na demanda ou oferta. Muitas vezes acontece porque as pessoas acreditam que a subida dos preços vai continuar;
  • Inflação estrutural: parecida com a inflação de custos, mas a subida de preço acontece por uma falta de eficiência das infraestruturas envolvidas no processo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com