TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tecnofeudalismo Por Cedric

Por:   •  15/10/2021  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

CEDRIC - TECNOFEUDALISMO

Tecnofeudalismo: Crítica à economia digital

A ideia geral é que o estamos em um processo de grande mudança, diferente da que veio ocorrer nos anos 90, de um capitalismo mais democrático, sendo inserido pequenos empresários como um capitalismo de startups. Mas essa não é a realidade, oq vemos é um capitalismo que mais seria uma modernização regressiva, que o autor chama de tecnofeudalismo, com o domínio de plataformas que criam dependência e controle maior do que na era industrial.

O processo de dominação econômica não se pode separar do processo de dominação política. A capacidade de guiar o nosso comportamento é um poder político, assim há uma fusão de um poder econômico e um poder político. E em breve não haveria vida econômica fora desse território.

Esse processo é resultado de uma dinâmica ascendente no qual nossas vidas têm dados reunidos e podem ser analisados, tendo informações úteis para as empresas. A potência coletiva está capturada para essas empresas. O resultado dessa dinâmica é que acabamos por estar em risco de uma dominação geral.

Há a possibilidade de organizar a sociedade de forma mais racional, consciente, mas essa sociedade necessita democratizar os processos de big datas que vêm a permitir a dominação por meio das empresas digitais. 

De um lado há uma constatação mais importante, o poder político nunca terminou e o poder econômico dessas empresas, se seguirmos essa tendência estará cada vez mais forte.

Há a possibilidade de parar esse processo de dominação com a abertura de dados, construir esses dados como bens comuns e assim usar a força coletiva que se cristaliza nos dados para nos organizarmos de forma mais consciente e democrático. 

Criando assim um processo de emancipação que não foi possível no passado.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com