TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é INPER?

Tese: O que é INPER?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Tese  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

01. O que é o INPER?

R. O instituto Paraibano de Ensino Renovado – INPER, é uma Instituição de Ensino Superior, regularmente registradas junto ao Ministério da Educação – MEC, que ofertam cursos de Graduação Tradicional, Tecnológica e Seqüencial.

A proposta dos Cursos Superiores ofertados pelas instituições é formar profissionais totalmente voltados para o mercado. Com cursos superiores de curta duração, nossos alunos têm a agilidade que precisam para melhorar rapidamente sua colocação profissional, atualizando suas informações e investindo em suas carreiras. Os cursos são realizados em forma de módulos. Ao concluir todos os módulos, o aluno recebe seu diploma de Curso Superior.

02. O que é a Graduação Tecnológica?

R. São Cursos Superiores (3° Grau) com duração entre dois anos e três anos, que formam Tecnólogos. O Tecnólogo tem formação profissional voltada para uma área específica, aliando teoria e prática aplicada. Ele desenvolve determinadas habilidades e competências para se inserir rapidamente no mercado de trabalho, em sua área de interesse profissional ou para se atualizar.

03. Qual a diferença entre Curso Tecnológico, Seqüencial e de Bacharelado (Graduação Tradicional)?

R. Existem duas diferenças. A primeira está ligada ao tempo. Os tecnológicos e Seqüenciais duram, em média, dois anos e os Bacharelados (Graduação Tradicional), em média, quatro anos.

A outra é o foco do curso. Por serem mais curtos, os cursos Tecnológicos e Seqüenciais dão uma formação mais específica, formando profissionais especialistas em determinadas áreas do conhecimento, por exemplo, Recursos Humanos. Os Bacharelados são mais abrangentes, mais generalistas, com o enfoque profissional e de pesquisa. Convém ressaltar ainda, que Cursos de Bacharelados e Tecnológicos são considerados de Graduação enquanto os Cursos Seqüenciais se constituem, exclusivamente, como Cursos Superiores.

04. Os Cursos Tecnológicos e Seqüenciais são reconhecidos pelo MEC? E pelo mercado de trabalho?

R. Os Cursos Tecnológicos e Seqüenciais foram autorizados e reconhecidos pelo MEC. As principais Portarias relacionadas aos Cursos Tecnológicos e seu funcionamento são: Portaria 1.647 de 25/11/99; Portaria 64 de 12/01/01; e Portaria 436 de 02/04/01.

Quanto aos Cursos Seqüenciais as Portarias são: 2.905 de 17/10/02; Portaria 239 de 24/02/03 e Portaria de 691 de 15/04/03; Resoluções CNE/CES 968 de 17/12/98 e 01 de 27/01/99.

Com relação ao reconhecimento pelo mercado, existem cursos Tecnológicos e Seqüenciais há bastante tempo e de grande aceitação no mercado, como os que formam tecnólogos nas áreas de Engenharia, de Qualidade e de Computação e Gestores em diversas áreas empresariais. A novidade agora é a expansão desses cursos para novas áreas, como Comércio, Comunicação e Turismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com