TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Precificação

Resenha: Precificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

1. Precificação: estabelecendo preços dos produtos na ótica do marketing

De acordo com Kotler (2006) as empresas lidam com a determinação de preços de várias maneiras. Nas pequenas empresas os preços em geral são determinados pelo seu dirigentes e nas grandes são os gerentes de divisão e de produtos que se incumbem dessa tarefa. Em organizações de alta administração a precificação é determinada pelos objetivos e políticas gerais de determinação de preço que muitas vezes aprova os preços sugeridos pelos níveis mais baixos na hierarquia gerencial. Em setores em que a determinação de preços é um fator-chave (como os setores aeroespacial, ferroviário e de petróleo), as empresas frequentemente dispõe de um departamento para realizar essa tarefa ou para auxiliar na sua execução. Esse departamento subordina-se a diversos departamentos, tais como: de marketing, ao de finanças ou a alta administração. Outros que exercem influência sobre a determinação de preços são os gerentes de vendas ,os gerentes de produção, os gerentes financeiros e os contadores.

Para os executivos determinar preços é uma tarefa que se torna a cada dia mais difícil e árdua. Muitas empresas acabam adotando estratégias como "determinar os custos internos e aplicar as margens tradicionais do setor". Outros erros comuns são de não rever os preços com suficiente frequência para capitalizar mudanças de mercado; determinar os preços independentemente do restante do mix de marketing ao invés de pensá-los como elemento intrínseco da estratégia de posicionamento de mercado; e não mudar os preços de acordo com diferentes itens de produto, segmentos de mercado e o ocasiões de compra.

Outras empresas adotam uma atitude diferente: utilizam o preço como ferramenta estratégica. Essas "especialistas em preços" descobriram o efeito potencializado dos preços sobre os resultados e personalizam os preços e as ofertas com base no valor e nos custos dos seguimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com