TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova de Economia

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1:

A curva de possibilidade de produção é um recurso utilizado para analisar e ilustrar o problema de escassez. Com base no livro didático e com apoio de pesquisa externa ao livro, responda a seguinte questão:

Suponhamos que uma empresa tenha como fatores de produção 10 máquinas e 40 trabalhadores e que apenas dois produtos sejam produzidos: sabão e sabonete e que todos os fatores estejam sendo utilizados plenamente. Se todos os recursos fossem utilizados na produção de sabão, quantas unidades de sabonete a empresa poderia produzir? Justifique sua resposta, com base no conceito de custo de oportunidade. (3,0 pontos)

R: Caso os recursos sejam utilizados em sua totalidade na produção de sabão, a empresa não poderia produzir sabonetes.

Questão 2:

A partir da informação obtida no setor de produção, identificou-se que a capacidade máxima na produção de sabão é de 5 unidades, quando a produção de sabonetes for 0. E que a produção de sabonetes é de 20 unidades quando a produção de sabão é 0. Com base nessas informações, responda as questões abaixo: (4,0 pontos)

a) A partir do conceito de custo de oportunidade e que a empresa procurar trabalhar de forma eficiente, o que acontece na produção de sabão, quando a empresa resolve produzir 15 unidades de sabonete? Por que isso acontece? Justifique sua resposta:

R: Ao resolver produzir 15 unidades de sabonete, a empresa produzirá apenas 2 unidades de sabão.

b) Com base na sua resposta anterior e usando a tabela a seguir, demonstre graficamente a situação inicial e a situação quando forem produzidas 11 unidades de sabonete.

SABONETE SABÃO

20 0

18 1

15 2

11 3

6 4

0 5

c) Sabendo que em cada ponto da curva de possibilidades de produção temos a produção máxima com os fatores dados, o que acontece quando a empresa produzir 6 unidades de sabonete e 3 unidades de sabão? Explique:

R: Fabricando 6 unidades de sabonete a empresa poderia fabricar até 4 unidades de sabão.

d) Conceitue Custo de oportunidade usando um exemplo como justificativa para sua resposta:

R: Maria possui um pequeno estabelecimento comercial, onde obtém, há anos, um lucro mensal médio de R$ 4.000,00.

Questão 3:

Leia com atenção o trecho a seguir:

O preço do frango para o criador tem registrado alta em algumas regiões do Brasil. Na região de Holambra, em São Paulo, o preço pago pelo frango teve aumento de cerca de 12%. De acordo com especialista, dois fatores explicam a alta.

Há mais de 40 anos, a família Bassi se dedica à produção de frango na propriedade no município de Holambra, em São Paulo. O criador Francisco Bassi herdou a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com