TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre Microeconomia

Ensaio: Respostas às perguntas sobre Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Ensaio  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 01:

a) Porque é possível afirmar que um país que esteja operando em sua CPP conseguiu resolver problemas econômicos centrais:

O mundo seria utópico se todos os recursos de produção fossem infinitos. Na realidade, todos eles, como mão de obra, matéria-prima, capital, tecnologia, máquinas, solo e água, dentre outros, são limitados ou escassos, confrontando-se com a necessidade interminável dos consumidores.

Devido a essa necessidade crescente, todo país precisa criar um equilíbrio para produzir o máximo possível, a fim de atender a demanda da população. Como nenhum possui todos os recursos suficientes, é preciso fazer uma análise de como maximizar a produção, de acordo com o que dispõe no momento. Essa análise é feita através da Curva de Possibilidades de Produção (CPP), também conhecida como Curva de Transformação, que representa a fronteira máxima que um país pode produzir, utilizando todos os recursos ou fatores de produção que possui. Caso o país opere abaixo dessa curva, haverá capacidade ociosa, como pessoas desempregadas, máquinas sem operar plenamente e terras sem cultivo. Em contrapartida, é impossível que se opere a cima dessa linha, por falta de recursos suficientes para tal. Se um país consegue operar exatamente na Linha de Possibilidade de Produção, teoricamente, é possível que tenha resolvido todos os problemas econômicos centrais.

b) O que é o custo de oportunidade:

O Custo de Oportunidade mede o grau de sacrifício que se faz ao optar pela produção de um bem e sacrificar a produção de outro.

Questão 02: A figura abaixo mostra a curva de possibilidades de produção de um país que produz somente dois bens: batatas (eixo vertical) e carne (eixo horizontal). Analise a curva e responda:

a) Quantos quilos de batatas e quantos quilos de carne são produzidos se o país estiver trabalhando na alternativa de produção A?

Resposta: 240 kg de batata e 60 kg de carne.

b) Se produzir no ponto A, o país estará sendo eficiente? Justifique sua resposta.

Resposta: Sim, o país está sendo eficiente por estar em cima da CCP (Curva de Possibilidade de Produção). Isso quer dizer que o país está explorando ao máximo todos os seus recursos ou fatores de produção.

c) Quantos quilos de batatas e quantos quilos de carne são produzidos se o país estiver trabalhando na alternativa de produção C?

Resposta: 100 kg de batata e 30 kg de carne.

d) É vantajoso para o país produzir no ponto C? Justifique sua resposta.

Resposta: Não. No ponto C o país está operando com capacidade produtiva ociosa. Isso quer dizer que os recursos ou fatores de produção não estão sendo explorados com todo seu potencial, levando a possíveis problemas de desemprego, inoperância de máquinas e até mesmo terras sem produzir.

e) O ponto D é uma alternativa de produção viável para este país? Justifique sua resposta.

Resposta: O ponto D é inviável para a produção do país por não haver recursos suficientes para tal produção. Para que se atinja esse ponto, é necessário que se aplique uma nova tecnologia ou, então, que se descubra algum recurso novo que torne viável a produção.

f) Qual é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto A e passar a produzir no ponto B?

Resposta: Custo de Oportunidade de 40 kg de batata

Questão 3: Qual é o papel do governo em uma:

a) Economia Mista

b) Economia Centralizada

Respostas:

a) No sistema de economia mista, prevalecem as forças do mercado, mas a principal característica é o papel econômico do governo. O Estado complementa a iniciativa privada com investimentos em infra estrutura básica, já que se trata de um investimento de retorno a longo prazo, que não atrai investidores. Além disso, fornece serviços públicos, como saneamento básico, energia elétrica e bens públicos, como segurança nacional. Essa intervenção na economia é importante na regulação dos preços de mercado de alguns setores, evitando assim o desequilíbrio da economia.

b) Na economia centralizada, o desenvolvimento econômico vem com um planejamento central dirigido por um Estado que controla todos os meios de produção. Há uma limitação ao direito de propriedade privada. Todas as decisões politicas, sociais e econômicas cabem, exclusivamente, ao governo. Não existe lei de mercado, nem o livre arbítrio de instituições privadas.

Questão 4: Abaixo foram citadas sete características relacionadas às correntes do pensamento econômico que estudamos. Classifique-as de acordo com a corrente a que pertencem.

MERCANTILISMO – FISIOCRATAS – ESCOLA CLÁSSICA – MARXISMO – KEYNESIANISMO

a) A terra é a fonte de riqueza das nações:

b) Existência de uma mão invisível ou mecanismo de preços para regular qualquer desequilíbrio da economia:

c) Todas as camadas sociais deviam obediência ao Estado com poderes absolutistas:

d) A agricultura capitalista é a única forma de produção capaz de gerar lucro na economia:

e) O trabalhador produz mais do que o socialmente necessário para sua subsistência:

f) Considera o trabalho humano especializado como a única fonte de riqueza das nações:

g) É a demanda que desencadeia a produção, a geração de emprego e de renda na economia:

Respostas:

a) Fisiocratas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com