TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre o sistema econômico

Ensaio: Respostas às perguntas sobre o sistema econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Ensaio  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

1- Tomando como base o vídeo ‘Economia descomplicada’ os principais conceitos referentes a unidade 1 do livro texto, estão voltadas para alguns dos objetos de estudo da economia, que são os seguintes:

• A escassez na economia: problema que surge em decorrer das necessidades humanas ilimitadas e da quantidade de produtos limitada, o que consequentemente que não será suficiente para suprir todas as vontades das pessoas.

• A tomada de decisões: Fator decorrente da existência da escassez, uma vez que não será possível inteirar todas as precisões dos seres humanos surgirá a necessidade de escolha, onde serão abordadas as três principais questões: O QUE produzir (quais produtos e em qual quantidade), COMO produzir (técnica para produzir muito com maior economia) e PARA QUEM produzir ( quem será beneficiado e como será a distribuição). Voltando- se para os consumidores, estes também serão alvos das tomadas de decisões, pois todos nós vivemos sempre em momentos de escolha. E para conseguirmos alguma coisa, temos que abrir mão de outra, ato que é conhecido na economia como “Custo de oportunidade’’, ou seja, aquilo do que abrimos mão ao optarmos por outra coisa.

• Funcionamento da economia: De diversas formas funciona a economia, todos nós participamos dela, mesmo que indiretamente, mas somos os agentes principais de suas mudanças, pois ao consumirmos, bens ou produtos, em pequena ou grande quantidade, estamos movimentando a economia do nosso país, e com isso ela deverá seguir diferentes caminhos e das mais diversas formas, algo que vem acontecendo há séculos, sobretudo, com algumas evoluções.

2- Com base no texto: Consumamos mais, consumamos!

A- Acredito que esteja se referindo a todos os tipos de bens: livres, econômicos, materiais, imateriais (serviços), de consumo (duráveis e não duráveis) e de capital. Podemos dizer que são bens não-rivais, por poderem ser usados (consumidos) por muitas pessoas ao mesmo tempo.

B- Durante todo o primeiro parágrafo do texto.

C- Escola Marxista: essa escola consiste num conjunto de teorias econômicas, filosóficas, sociológicas e políticas. A teoria econômica Marxista procura explicar como o modo de produção capitalista propicia a acumulação continua de capital. Marx partiu da teoria do valor-trabalho da escola clássica inglesa e desenvolveu o conceito de mais-valia, como trabalho excedente,não- pago, fonte de lucro, do juro e da renda da terra. Para Marx, a sociedade é formada por duas classes sócias: burguesia e proletariado.

Escola keynesiana: O ponto de partida da escola de John Maynard Keynes é que o sistema capitalista tem um caráter profundamente instável. Ou seja, a operação da “mão invisível”, ao contrário do que afirmavam os economistas clássicos, não produz a harmonia no mercado. Em momentos de crises, argumenta Keynes, a intervenção do Estado pode gerar demanda, mediante os investimentos, com vistas a garantir níveis elevados de emprego.

D- Definições- Valor de uso: é a qualidade que a mercadoria possui de ser útil, isto é, de satisfazer as necessidades humanas.

Valor de troca: é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessário para produzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com