TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões sobre a disciplina "Teoria econômica"

Ensaio: Respostas às questões sobre a disciplina "Teoria econômica". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Ensaio  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 9

Capítulo 1

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.

2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

3. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona. o fluxo de uma economia fechada de dois agentes sao formado por familias e empresas: as familias oferecem recursos de produçao as empresas (FR) e as empresas oferecem bens e serviços as familias (FR) as familias oferecem remuneraçao pelos bens e serviços (FM) e as empresas auferem dispendios as familias em forma de alugueis, m. de obra, dividendos ,royaltes e etc.(FM).

Tornando todas as transaçoes bilaterais.

5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

6. O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.

7. Qual a importância da Matemática e da Estatística para estudos econômicos? Exemplifique.

Capítulo 2

1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

Os Mercantilistas acreditavam que para um pais ser rico ele deveria exportar o maximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta epoca as transações entre paises eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros paises.

Os fisiocratas acreditavam que o unico meio de gerar riqueza em um pais era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades nao agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (materia-prima) em outra (bens finais) enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de materia prima.

2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

Adam Smith - Que defendia a desregulação. O estado deveria ser restrito a tres funções principais, quais sejam:

1 - Defesa da Nação.

2 - Garantir Justiça e Segurança.

3 - Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.

Principais Idéias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.

3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?

De forma muito simplória, tal teoria diz que quando há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada país se especialize na produção do bem a qual apresenta vantagens comparativas.

"Um pais tem vantagens comparativas na produção sde um bem se o custo de oportunidade da produção do bem em termos de outros é mais baixos que em outros países" David Ricardo

4. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?

- Say (1768-1832), com a Lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda, pois a dinâmica econômica se dá sob a ordem da produção: tudo que for produzido gerará uma demanda suficiente para absorver estes produtos. A aceleração da produção irá dinamizar o processo de troca. Ao gerar mais produtos emprega mais pessoas, aumentando o nível e renda da população e com isto o consumo aumenta (ciclo virtuoso do processo de geração de renda e de emprego).

Keynes (1883-1946) diz que o papel do Estado é fundamental para a regulação da lógica de mercado, pois cabe a ele o controle da lógica de mercado e tem um papel ativo na economia, tanto como produtor quanto como consumidor ou demandante. Ele propõe o Estado Interventor, na obra Teoria Geral do Emprego do Juro e da Moeda, de 1936, que abalou o processo de defesa do liberalismo econômico e rompeu com os preceitos de equilíbrio e auto-regulação do mercado, colocando o problema do desemprego e o papel do Estado ativo para sanar as contradições do sistema capitalista e ajudar a superar as crises, com uma política pública coerente e forte para a distribuição de renda e o crescimento econômico. A economia gera desemprego e está estagnada por falta de investimentos na produção.

5. Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas. Monetaristas:defendiam o controle da moeda e baixo grau de intervenção do Estado.

Fiscalistas: políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.

Pós-keynesianos: Como Keynes, enfatizam o papel da especulação financeira e da intervenção do Estado na economia.

Marxistas: O capital e a propriedade geram a mais-valia de forma que independe do Estado.

Institucionalistas: As Instituições moldam as ações dos indivíduos, e isto considera o caráter social da economia.

Capítulo 3

1. O objetivo das empresas é maximizar os lucros. As normas jurídicas, entretanto, têm por fim proteger a sociedade de abusos e delimitam o campo de atuação das empresas. Você acha que a Lei nº 8.884/94 tem essa finalidade? Explique.

2. O que vem a ser a lei antitruste?

Trata-se de uma lei para evitar que formem cartéis de forma a controlar o mercado, monopolizando preços e ditando regras de mercado sem que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com