TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões sobre a disciplina "Teoria econômica"

Ensaio: Respostas às questões sobre a disciplina "Teoria econômica". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Ensaio  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

- Em que consistia a riqueza para os Mercantilistas e para os Fisiocratas?

Os Mercantilistas baseavam-se na ideia de que para um país se tornar rico ele deveria possuir mais riquezas do que os outros países, e como na época a moeda de comercio nas transações entre os países era o ouro, eles acreditavam que deveriam exportar ao maximo para acumular ouro e impor barreiras nas importações para manter suas riquezas concentradas dentro do país. Já os Fisiocratas acreditavam na terra como único meio de se obter a riqueza de um país, pois com a agricultura se gerava um produto novo sem a necessidade de transformação da matéria prima assim agregando um maior valor.

2 - Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

Adam Smith foi o quem mais se destacou entre os economistas clássicos, com suas ideias que destacavam que o trabalho humano era a principal causa da riqueza das nações e que o estado tinha o papel econômico de proteger a sociedade e garantir a justiça e segurança, defendia também a livre iniciativa do mercado e a especialização do trabalho para aumentar a produtividade, assim os trabalhadores se especializariam em determinadas tarefas e avia a divisão adequada de trabalho.

3 - O que diz a Teoria das Vantagens Comparativas? Quem foi seu autor?

Basicamente a teoria das vantagens comparativas diz que o crescimento da produção mundial necessita diretamente do comercio entre os países, pois assim cada pais se especializa na produção daquilo que sua terra tem facilidade de produzir ou seja o bem que lhe apresenta maiores vantagens comparativas. A principal vantagem disso é que com cada país especializado em determinado produto, alem de aumentar sua qualidade terá redução no custo devido sua produção em abundancia. Essa teoria foi formulada por David Ricardo.

4 - Qual a principal diferença entre a Lei de Say e o Princípio Keynesiano da Demanda Efetiva ?

A lei de Say propõe que a oferta cria a demanda, assim tudo que for produzido gerará uma demanda para consumi-lo, e com o crescimento gerará mais empregos, consequentemente aumentando a renda da população e o consumo assim gerando um ciclo virtuoso.

O princípio Keynesiano diz que é fundamental a participação do estado no aumento do volume de emprego, pois se deve ao nível de produção nacional de uma economia que é determinada por uma demanda já agregada ou efetiva, como para Keynes não existem forças de auto ajustamento na economia ai entra o estado com uma política de gastos públicos, destacando o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.

5 - Quais as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas, institucionalistas?

Os Monetaristas privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do estado.

Os Fiscalistas tem como recomendação o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do estado.

Os Pós-keynesianos se baseiam nas obras de Keynes e enfatizam o papel da especulação financeira e da intervenção do estado na atividade econômica.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com