TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Shayna na na

Por:   •  15/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 12

1.DEFINIÇÃO DO TEMA  

 

 

O tema afetividade foi escolhido devido a importância da relação afetiva entre professor e aluno na educação infantil. O primeiro passo para o desenvolvimento do trabalho é saber identificar o que realmente é afetividade.  

 

Aurélio (1994), o verbo afetividade está definido da seguinte forma: “Psicol. Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre dá impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza. ”  

 

Estudiosos como Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934) já contribuíram para a importância da afetividade na evolução, mas foi o educador francês Henri Wallon (1879-1962) que se aprofundou no tema. Wallon diz que o afeto é muito importante para o bebe nas primeiras messes de vida, pois é o modo que ele se interage com o outro.  

 

Durante o curso de pedagogia nos foi mostrado algumas vezes à importância de ser mais que um transmissor de conhecimento. Somos não só professores, somos educadores, somos mediadores do conhecimento.  

 

 

1.1 Problema  

 

 

Como a relação afetiva professor/aluno influencia no aprendizado e no desenvolvimento de uma criança?  

 

2. JUSTIFICATIVA  

 

O tema escolhido se justifica devido as razões pelas quais este conceito permaneceu historicamente periférico nas relações de ensino e aprendizagem, embora sua importância não tenha sido negada pelas tradicionais teorias psicológicas e pedagógicas.  

 

E assim explanar toda a importância de ser trabalhada com os educandos a afetividade, com outro e em suas relações sociais.  

 

 

  1. OBJETIVOS  

 

 

  1. Objetivo Geral  

   

Estudar como a afetividade relação professor/aluno influencia no aprendizado e no desenvolvimento de uma criança.  

 

 

  1. Objetivos Específicos  

 

 

  • Entender o que significa o termo afetividade.  
  • Compreender como a afetividade influencia na aprendizagem.    
  • Apresentar resultados que comprovem dados do fundamento teórico.  

 

 

  1. HIPÓTESE  

 

  • Desenvolver laços afetivos entre as crianças.  
  • Criar momentos de jogos e brincadeiras, de maneira lúdica.  
  • Fazer com que o afeto seja motivacional para realização de atividades.  

 

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

 

Fundamentação teórica é um embasamento feito através de livros, artigos, textos servem para obter informações que facilitam na interpretação e na análise de dados.  

 

 

  1. Educação Infantil no Brasil  

 

 

A educação infantil consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino fundamental. É ministrada de 0 a 5 anos, em que as crianças começam a realizar o processo de aprendizagem e alfabetização.  

 

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, creches e pré-escolas constituem em se, portanto, em estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade por meio de profissionais com a formação específica, legalmente determinada. Superam-se, assim, as funções de caráter de cunho unicamente de assistência social.  

 

De caráter mandatário, as referidas Diretrizes apontam princípios fundamentais para a organização do trabalho pedagógico nas instituições de Educação Infantil:  

 

  1. Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.  

 

  1. Princípios políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.  

 

 

  1. Princípios estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.  

 

 

 

A Educação infantil, portanto, é a primeira etapa da educação básica, mas não está relacionada apenas com a aprendizagem e educação, mas também com questões emocionais e afetivas.  

 

5.2 Afetividade  

 

 

A afetividade pode ser definida como a troca de afeto entre duas pessoas ou mais, este termo se desenvolve sobre vários aspectos filosóficos e pedagógicos.  

 

Aurélio (1994), o verbo afetividade está definido da seguinte forma:  

 

“Psicol. Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a

forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre dá impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza. ”  

Wallon (1954) disse que a afetividade seria a primeira forma de interação, com o meio ambiente e a motivação primeira do movimento. As emoções são, também, a base do desenvolvimento do terceiro campo funcional, às inteligências.  

 

 

5.2.1 Afetividade Na Educação infantil  

 

 

A afetividade entre os alunos da educação infantil é importante para estreitar os laços de amizade e confiança. Eles precisam confiar no outro, no professor e em si. O toque é um dos caminhos mais prazerosos para que se possa estimular a confiança entre eles.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (279 Kb)   docx (184.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com