TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema internacional de regulação e tolerância, normalizado para ISO NBR 9001. Relações ISO 9000 com metrologia

Relatório de pesquisa: Sistema internacional de regulação e tolerância, normalizado para ISO NBR 9001. Relações ISO 9000 com metrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO 5

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8

3. CONCLUSÃO 1

Figura 1 – Padrões Medidas 06

Figura 2 – Padrões de Medidas do Rei 06

Figura 3 – Divisões da Metrologia 07

Figura 4 – Site ISO – International Organization for Standardization 09

Figura 5 – Representação convencional de um campo de tolerância 10

Figura 6 – Representação de ajuste com folga 10

Figura 7 – Representação esquemática de ajuste com folga 10

1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho, o objetivo é apresentar as relações da ISO 9000 com a Metrologia e dar uma idéia geral do que se trata o Sistema Internacional de Ajuste e Tolerância, normatizado pela ISO NBR 9001.

Sem perder de vista este objetivo, apresenta-se aqui uma rápida visualização e consideração a respeito das normas em si, seus objetivos, aspectos históricos e algumas abrangências gerais da norma.

Vamos começar com a explicação do que trata a expressão ISO 9000, tantas vezes comentadas hoje dia. Ela designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização nãogovernamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. No Brasil, o órgão que representa a ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO 9000 é um modelo de padronização.

A ISO 9000 é composta por uma família de normas que estabelece os requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

A padronização internacional começou pela área eletrotécnica, com a constituição, em 1906, da International Electrotechnical Commission (IEC).

A ISO iniciou oficialmente as suas operações em 23 de fevereiro de 1947, tendo sua sede em Genebra, Suíça.

As normas ISO possuem diversas subdivisões como forma de organizar melhor os assuntos e desenvolvimento das exigências.

Não é a idéia aqui falar detalhadamente sobre a ISO 9000 ou como se certificar por estas normas, mas mostrar suas aplicações na Metrologia.

Definida como a ciência da medição, a metrologia está ligada ao homem desde a sua criação ou aparecimento na terra, e está diretamente ligada a todas as ciências facilitando sua compreensão e desenvolvimento.

Medir e estabelecer padrões de medição estão entre as nossas mais antigas necessidades. Muitas unidades de medição tiveram sua origem de partes do corpo humano ou de materiais que poderiam ser facilmente obtidos, ainda nos dias atuais falamos de pés ou palmos para medição de distâncias.

Figura 1 – Padrões Medidas

Entretanto, outras unidades de medida baseadas em partes do corpo humano não ficaram tão claras: a polegada tinha por base o último fragmento do polegar; a braça era a distância entre as pontas dos dedos médios de uma mão a outra com os braços abertos, e a jarda era a distância entre a ponta do nariz até a ponta dos dedos com o braço direito estendido. O problema acerca destas unidades de medida é que as pessoas não tinham e não têm os mesmos tamanhos e a primeira tentativa para resolver esta questão foi padronizar os comprimentos, desta forma passou-se a adotar as dimensões do rei.

Figura 2 – Padrões de Medidas do Rei

A versão moderna deste sistema métrico é conhecida como o Sistema Internacional de Unidades (SI), que foi estabelecido através de um acordo internacional e a partir de sua utilização, torna-se possível criar uma interface com todas as medições nas áreas da ciência, indústria e comércio.

Fazendo uso destas e outras informações, a metrologia possui um ampliado leque de atividades, que vão de medições em pesquisas científicas com elevados níveis de sofisticação até medições em feiras livres e supermercados. Também são abrangidos em sua área de atuação os segmentos como saúde, meio ambiente, segurança do trabalho e do cidadão. Basicamente, a Metrologia está dividida em três grandes áreas de atuação: científica, industrial e legal.

Figura 3 – Divisões da Metrologia

A Metrologia Científica trata, fundamentalmente, dos padrões de medição internacionais e nacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias científicas relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica, exemplo: calibração de pesos-padrão e balanças analíticas para laboratórios; A Metrologia Industrial abrange os sistemas de medição responsáveis pelo controle dos processos produtivos e pela garantia da qualidade e segurança dos produtos finais, exemplo: ensaios em produtos certificados, tais como brinquedos, fios e cabos elétricos, entre outros. A Metrologia Legal é responsável pelos sistemas de medição utilizados nas transações comerciais e pelos sistemas relacionados às áreas de saúde, segurança e meio ambiente, exemplo: verificação de bombas de abastecimento de combustível.

Com a globalização e o estímulo do comércio mundial, a metrologia tem se tornado ainda mais importante, considerando sua estreita relação com o controle da qualidade, laboratórios, certificação e rastreabilidade das medições.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com