TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAXA DE JURO

Tese: TAXA DE JURO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

2.1.2 TAXA DE JUROS

A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle. Se os juros caem, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Por outro lado, se os juros sobem, os consumidores passam a ter menos acesso ao crédito, compram menos e a economia desacelera.

Essa taxa de juros reflete e muito para quem empresta ou toma emprestado determinado valor á longo prazo, pois quem tem para emprestar obtém um rendimento satisfatório, e consegue aumentar seu capital. Já quem toma emprestado tende-se a pagar mais pelo valor do bem. De acordo com Troster e Mochón (2002), podem-se definir juros como o preço de um empréstimo. Por exemplo, os bancos emprestam dinheiro aos seus clientes para sanar dividas ou adquirir algum bem, porém para emprestar esse valor é necessário um retorno de capital, esse retorno é denominado taxa de juros, sabendo o cliente que quanto maior o prazo para pagamento maior serão as taxas, por outro lado, o cliente tem a comodidade de adquirir um valor para determinados fins.

No Brasil, existe uma sigla denominada SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que indica a taxa de juros básica da economia, definida mensalmente nas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária), órgão do BACEN (Banco Central do Brasil).

As repercussões no mercado financeiro também são grandes influentes no aumento ou diminuição das taxas de juros do mercado. Por exemplo, o tom aparentemente mais suave do discurso do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, na City de Londres, trouxe pressão de baixa para as taxas dos contratos futuros de juros nesta quinta-feira, 03 de Outubro de 2013, conforme publicação no site http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/taxas-de-juros-recuam-com-fala-de-tombini-2.

O risco de crédito possui grande influencia ao conceder empréstimo, as instituições financeiras avaliam o risco de se emprestar ao cliente determinado valor, e quanto maior a probabilidade de não pagamento, maiores são as taxas e os obstáculos para se conseguir o crédito.

2.1.3 TAXA DE CÂMBIO

Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda, ou seja, é o valor da moeda de um país perante o outro país, como o Dólar e o Real.

A taxa de câmbio reflete o custo de uma moeda em relação à outra, dividindo-se em taxa de venda ou taxa de compra. O câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Ela representa toda ação do governo no mercado de divisas.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

As medidas descritivas é menos pretensiosa do que a exploratória, a análise descritiva se volta para o conhecimento dos dados em relação às suas principais características.

A análise descritiva implica o cálculo de parâmetros que possibilitam a compreensão das características principais de um grupo de elementos. Entre essas características podem-se destacar: a soma, a média, a variância, o desvio padrão, a mediana, a moda entre outras.

2.2.1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

Medida de Tendência Central, segundo Farber Larson é um valor que representa uma entrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com