TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefas de gestão financeira

Artigo: Tarefas de gestão financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

O que é administração financeira?

A AdministraçãoFinanceira é a ciência de administrar recursos financeiros, nas mais diversas organizações, comércio ou serviços, empresas estatais ou privadas, governo, escolas, hospitais e clubes etc, de forma a maximizar a riqueza do acionista. É uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a sua condução financeira. A característica comum à Administração Financeira é projetar, planejar,controlar e agir dentro da organização.

O Agente da Administração Financeira:

O administrador financeiro é o responsável por planejar, acompanhar e controlar as atividades e projetos da empresa, de forma a assegurar que os objetivos e resultados estabelecidos sejam cumpridos. Cabe a ele somente coletar as informações e interpretar os dados, não podendo, por exemplo, interferir na administração do custo fixo, variável, gasto, despesa etc.

Desta forma, é normal haver certa confusão a respeito de saber até onde vai o poder do administrador financeiro, e qual é a sua influência dentro da organização. Cabe ainda mencionar que este profissional deve possuir conhecimento em Contabilidade Básica, Contabilidade Geral, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, e estar sempre atento ao mercado, para saber onde aplicar recursos financeiros.

Finalidade de Administração Financeira:

Podemos destacar como finalidades da Administração Financeira os seguintes processos:

• Analisar, planejar e controlar as finanças – Baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa, a capacidade de produção, suas operações, a situação do fluxo de caixa e seus projetos, para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento dos investimentos para o alcance das metas empresariais.

• Tomar decisões de investimento – Diz respeito à decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e não correntes (ativo realizável a longo prazo e permanente).

• Tomar decisões de financiamentos – Consiste na captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, nas atividades e operações da empresa que necessitam de capital ou de qualquer outro tipo de recurso para a execução de metas ou plano.

Conclusão:

Podemos dizer que a administração financeira é usada para gerir da melhor forma possível os recursos financeiros, e tem como objetivo a otimização dos produtos e serviços da empresa, a fim de se ter uma posição estratégica diante do mercado competitivo, proporcionando um retorno positivo dos investimentos e estabelecendo crescimento financeiro da corporação.

Quer aprender a investir na bolsa? A forma mais rápida é através do Curso Online como Investir na Bolsa. Por apenas R$ 40,00, sem mensalidades, você aprende todo o básico necessário para começar a comprar e vender ações. Acesse já!

Ainda neste contexto, é importante que o administrador da área de finanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com