TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa de imposto elevada

Tese: Taxa de imposto elevada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

5. Alta Carga Tributária

A alta carga tributaria é um fator chave para impedir a realização ou o aporte de novo capital em novos negócios no Brasil. Isso acontece por que carga tributária brasileira afeta substancialmente a saúde financeira das empresas. Essa tributação impostos à sociedade afeta vários setores da economia, bem como os indivíduos e empresas.

O governo arrecada muito e distribui mal e isso emperra o crescimento da economia brasileira. As empresas que são tributadas com uma carga pesadíssima ficam inviabilizadas de poupar e investir, dificultando assim seu crescimento e a capacidade de competição no mercado globalizado.

Não é novidade que o Brasil tem uma carga tributária excessiva, a qual representa mais de 35% do PIB (Produto Interno Bruto). Além disso, as normas tributárias sofrem alterações quase que diariamente, fato que afeta muitos empresários, que desconhecem a legislação. É nesse momento que a contabilidade, uma importante ferramenta de gestão, torna-se uma fiel aliada por ser responsável pela ligação dos dados das rotinas empresariais, além da movimentação econômica e financeira que possui grande impacto no patrimônio e tudo isso pode oferecer a visão necessária para tomar decisões acertadas sobre aspectos tributários.

Diante dessa turbulência de tributos que mudam constantemente, muitas vezes os proprietários de empresas no Brasil não têm uma visão correta do que fazer, porque fazer e como fazer. Por esse motivo, é de fundamental importância que se tenha para todo negócio, um cenário tributário prévio e muito bem definido. Sendo assim, o planejamento tributário deve receber enorme atenção, pois é ele que permite por meio de cálculo e análise da melhor forma para desenvolver a operação, reduzir o ônus tributário dentro dos ditames legais. A análise dos tributos, bem como seus reflexos na organização é uma atitude extremamente positiva e preventiva, na qual é possível analisar o melhor modelo de tributação.

O planejamento tributário pode ser construído para todas as esferas do poder legislativo, quer seja, municipal, estadual ou federal e está ao alcance de todos os empreendimentos independentemente do porte do negócio.

Deve estar presente no aproveitamento de incentivos fiscais, no pagamento de juros sobre o capital, na distribuição de lucros, nas diversas formas de tributação das pessoas jurídicas e de seus acionistas e cotistas. Antes de ser um direito, o planejamento tributário é uma obrigação para um bom administrador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com