TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do trabalho segundo Adam Smith

Resenha: Teoria do trabalho segundo Adam Smith. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria do trabalho segundo Adam Smith

De acordo com seu livro “A riqueza das nações”, podemos perceber a teoria que Adam Smith teria sobre o trabalho. Sua principal ideia era de que o aprimoramento da produção é resultado direto da divisão do trabalho.

Segundo Smith, o grau de evolução de cada país pode ser medido pela diferenciação e divisão do trabalho. A produção individual, que se desenvolve do começo ao fim de um determinado produto, é entendida como uma forma primitiva de trabalho, o exemplo principal é o artesão. Por outro lado, as manufaturas, que cada trabalhador responde apenas por uma tarefa específica na produção, são vistas como em estágio desenvolvido.

Ele afirma que “a divisão do trabalho, reduzindo a atividade de cada pessoa a alguma operação simples e fazendo dela o único emprego de sua vida, necessariamente aumenta muito a destreza do operário.” Além disso, os trabalhadores não perderiam tempo passando de uma atividade à outra. Sua cabeça estaria voltada unicamente para aquela simples atividade a ele atribuída. Movimento que, inclusive, aumentaria as chances do operário realizar mais rapidamente a tarefa, além de pensar em possíveis soluções como a invenção e o aprimoramento de máquinas, que facilitariam seu trabalho.

Teoria do valor-trabalho segundo Adam Smith

Essa teoria está associada também com David Ricardo, eles afirmam que o valor-trabalho refere-se à quantidade de trabalho necessária para fabricar tal produto, junto com ele, todo trabalho anterior, como matéria prima, maquinaria, etc. De acordo com essa teoria, o preço do produto baseia-se na quantidade de tempo de trabalho nele aplicado, sendo trabalho o único elemento que realmente gera valor. Por exemplo, um diamante vale muito mais que um copo de água, pois há muito mais trabalho em encontrar e extrair um diamante do que um copo de água.

Mais tarde Karl Marx teria como base essa ideia, aprimorando assim, a teoria do valor-trabalho, dando origem mais tarde a Mais-valia.

Teoria do trabalho em David Ricardo

O valor econômico de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho que, em média, é necessário para produzi-la, incluindo aí todo o trabalho anterior (matérias primas, máquinas) sendo também a durabilidade um fator que afeta esse valor. Por esta teoria o preço de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o único elemento que realmente gera valor, porém, o salário não aumenta a quantidade de trabalho, logo o valor da mercadoria não depende disso. se todo o valor é gerado no trabalho, logo os trabalhadores eram quem gerava toda a riqueza existente, sendo que os não trabalhadores - os patrões - que acabavam por ficar com grande parte da riqueza gerada pelo trabalho incorporado, estavam na verdade usurpando a classe trabalhadora deste valor gerado pelo trabalho, através de um processo conhecido como mais-valia. A mais-valia é o nome dado à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista. Na economia, a escola neoclássica faz grandes objeções às concepções em torno da teoria do valor-trabalho e considera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com