TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vendas diretas e indiretas

Trabalho acadêmico: Vendas diretas e indiretas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Introdução............................................................................................................4

Desenvolvimento.................................................................................................5,6

Vendas Diretas e Indiretas...................................................................................7

Estrutura................................................................................................................8

Considerações Finais............................................................................................9

Referências.............................................................................................................10

INTRODUÇÃO

VENDAS

A Venda é a ação e o efeito de vender (processo de troca), transferir a propriedade de algo para outra pessoa mediante o pagamento de um preço estipulado. A venda também é o contrato através do qual se transfere uma coisa própria a domínio alheio por preço anteriormente combinado.

A venda pode ser um ato potencial, ou seja, um produto que está à venda, mas que ainda não foi comprado, ou mesmo uma operação já concretizada (realizada), neste caso falamos de compra.

DESENVOLVIMENTO

Fluxo de vendas de uma empresa multinacional com natureza alemã:

O processo é iniciado no departamento de marketing (departamento diretamente ligado a vendas), o marketing é responsável pela conquista e aproximação de novos clientes e também pela fidelização dos clientes já atuantes na carteira.

O setor de vendas da empresa consultada atua da seguinte maneira e diante a seguinte estruturação setorial:

Gerente de Vendas e Marketing Nacional

Supervisor de Marketing e Assistentes Técnicos (Vendedores Externos)

Assistentes Técnicos (Vendedores Externos)

Supervisor de vendas Internas

Vendedores Internos

Entre todos esses colaboradores, temos também um assistente administrativo ligado diretamente a todas as posições acima;

Funções básicas por colaborador:

Gerente de Vendas e Marketing Nacional – Responsável por todo o fluxo seguido interna e externamente da corporação, faz também visitas a clientes e acompanha cada função de seus subordinados, indicando falhas e melhorias, e tomando cada atitude juntamente a diretoria da empresa.

Supervisor de Marketing e Assistentes Técnicos – Faz o acompanhamento dos assistentes técnicos em seus clientes, e também é responsável por toda divulgação, promoção e propaganda da empresa.

Assistentes Técnicos (Vendedores Internos) – Tem como funções manter estável a carteira de clientes e também identificar e conquistar novos clientes faz a venda técnica, oferecendo ao cliente o que lhe for de sua necessidade e não desejo faz a venda dos produtos industriais customizados.

Supervisor de vendas internas – Mantém a ordem e direção dos vendedores internos, responsável pelo fluxo e liberação de todos os processos internos ligados a vendas, envolvido em negociação de contratos, tem papel fundamental no fechamento desses contratos.

Vendedores Internos – Elaboram cotações, geram pedidos no sistema, fazem follow-up de orçamentos em abertos, mantém a carteira de cliente cientes da posição de seus pedidos e situação perante a corporação.

Assistente Administrativo – Ligado diretamente a todos citado acima, do suporte para vendas em todos os aspectos, (contratos, pedidos, orçamentos, negociação, comunicação com outros setores da empresa em geral e comunicação com clientes).

Processo de vendas:

No processo interno, basicamente o processo é conquista de clientes, levantamento de sua situação financeira perante o mercado, histórico de compras e status de pagamento, cadastro no sistema interno contendo informações básicas como Razão Social, Nome Fantasia, CNPJ, Inscrição Estadual (entre outros da mesma natureza);

Dentro desse processo, todos estão envolvidos, é dependente as autorizações da gerência, acompanhamento e orientação da supervisão, dedicação total dos vendedores internos e externos, e estratégias dos colaboradores de marketing.

O cliente quando ciente da existência da colaboração procura o representante que indica o item que atenda sua necessidade, contata o vendedor interno ou assistente administrativo que providencia o cadastro do cliente, orçamento, e segundo contato com o cliente, em caso de pedido de compras, o mesmo é gerado no sistema, e segue seu processo natural interno.

A pós-venda é fundamental na fidelização dos clientes, e na manutenção da carteira, traz conforto para o fornecedor, facilidade para o consumidor, e um cenário de fidelização e satisfação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com