TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Аs exportações da Vulcabras Azaleia

Artigo: Аs exportações da Vulcabras Azaleia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Artigo  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  292 Visualizações

Funny,No quesito produtividade, suas fábricas são donas de um feito notável: produzem uma quantidade de calçados que, na China, exigiria um número de empregados 30% maior. Parte desse resultado se explica pela tecnologia e pelos processos empregados na produção. A maior fábrica da empresa, localizada em Horizonte, no Ceará, é considerada uma das mais modernas do mundo.

No entanto, nem tecnologia nem produtividade têm sido capazes de vencer a diferença de custos entre os calçados brasileiros e os importados da China. Os calçados chineses custam, em média, metade do preço dos fabricados aqui. A perda de mercados externos para a China vem ocorrendo há anos.

Em 2010, as exportações da Vulcabras Azaleia representaram 6% da receita - participação distante dos 35% de 1985.

Nos últimos anos, com o enriquecimento da China, seu custo de mão de obra aumentou. Mas as diferenças em relação ao Brasil - provocadas sobretudo por encargos e benefícios - continuam a ser abissais. Estima-se que o custo total de um empregado com baixa qualificação seja de 22.000 dólares anuais na China e de 62.000 dólares no Brasil.

Um operário chinês ganha 12 salários e trabalha 12 meses no ano. As férias se restringem aos sete dias do feriado do Ano Novo chinês e a jornada de trabalho semanal varia de 55 a 60 horas. No Brasil, são pagos 13,3 salários por 11 meses de trabalho e a jornada semanal é de 48 horas.

"

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com