TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DA PALAVRA E DAS SUAS VARIÁVEIS NO DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA

Trabalho acadêmico: A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DA PALAVRA E DAS SUAS VARIÁVEIS NO DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

PASSO 01

1.1 SIGNIFICADOS DA PALAVRA ADMNISTRAÇÃO E SUAS VARIAVEIS NO DECORRER DA HISTÓRIA.

A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência)

Administração é por em prática decisões de objetivos e utilizar recursos. O procedimento de administrar significa planejar, dirigir, organizar, coordenar e controlar organizações ou tarefas, e o objetivo é maior produtividade ou lucratividade.

O processo de administrar é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos. O administrador precisa avaliar os objetivos propostos e desenvolver estratégias necessárias para alcança-los.

A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização.

O administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitado. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

Assim, a administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração, as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer.

O administrador é responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ajudando a cumprir, definir e analisar as metas da organização, cuidando de todos os departamentos da empresa. Participando desde a seleção dos empregados até suas demissões; com contato com o sindicato de cada categoria. Podendo implementar na empresa melhorias, como benefícios para seus empregados, e planos de carreira.

Como administrador tendo sempre o dever de controlar a compra e venda de materiais para melhor controle de seu estoque. Cuidando também do fluxo de caixa da empresa, orçamentos, marketing, promoções, vendas de serviços ou produtos.

A Teoria Geral da Administração é o conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses, conceitos e ideias a respeito da administração como ciência técnica ou arte. É o conhecimento das organizações e do processo de administra-las. É formada por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.

Ou Seja, Teoria, em administração, significa um conjunto de conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações.

(CHIAVENATO, IDALBERTO – 2003 P. 11)

A Teoria geral da administração possui 5 variáveis: Tarefas, Estrutura, Pessoas, tecnologia, ambiente.

A administração possui as seguintes teorias:

 1903 Teoria da Administração Científica - Taylor, Gilberth

 1909 Teoria da burocracia - Weber

 1916 Escola dos Princípios de Administração - Fayol

 1932 Escola das relações Humanas - Mayo e Lewin

 1947 Teoria das decisões - Simon

 1951 Teoria dos Sistemas - Bertalanffy,Kast e Rosenzweig

 1953 Teoria dos Sistemas Sociotécnicos - Emery e Trist

 1954 Teoria Neoclássica da Adm - Newman, Druker

 1957 Escola Comportamental da Adm - McGregor

 1962 Escola do Desenvolvimento Organizacional - Bennis

 1972 Teoria da contingência - Woodward,Laurence e lorsch

(FONTE: INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMNISTRAÇÃO)

As teorias mostradas acima surgiram como uma resposta para os problemas que as empresas enfrentavam e todas as teorias teve um êxito grande e foram bem sucedidas.

As teorias são utilizadas nos dias de hoje, e um bom administrador precisa conhece-las para poder ter alternativas para implantar na empresa.

No estudo de administração de empresas as cinco variáveis são componentes importantes para o estudo.

1. Ênfase nas tarefas: Teve inicio no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, que deu origem a administração cientifica. Objetivo que Taylor buscava era aumentar a eficácia da indústria por meio de racionalização do trabalho operário e eliminar o desperdício e perdas sofridas na indústria e aumentar os níveis de produção. E as tarefas sejam cumpridas dentro dos prazos estabelecidos. E reduzir os custos da empresa. Cada operário tinha um método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com