TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AAAAAAAA

Monografias: AAAAAAAA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  7.206 Palavras (29 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 29

Ciência e conhecimento científico alcançado alto status nas sociedades ocidentais do século XX, ainda continua a haver desacordo entre os cientistas e aqueles que estudam ciências (historiadores, filósofos, e sociólogos da ciência) sobre o significado de explicação científica. Com efeito, a utilização da palavra '' explicação '' tem sido objeto de acalorado debate.

Uma maneira de fazer o sentido da ciência é a '' reconstruir '' os cientistas usam essa lógica para produzir conhecimento cientifico. A lógica de reconstruída ciência difere do que os cientistas realmente fazem quando se engajam em pesquisa. O processo de pesquisa é raramente tão claro, lógico e simples como a lógica reconstruída apresentado neste artigo o faz aparecer. Durante muito tempo, a reconstrução mais popular da lógica do processo científico foi o modelo '' hipotético-dedutivo ''. Neste modelo, '' o cientista, por uma combinação de observação cuidadosa, palpites astutos e intuição científica chega em um conjunto de postulados que regem os fenômenos em que ele está interessado; destes, ele deduz conseqüências observáveis; ele então testa estas conseqüências pela experiência,

e assim confirma ou desconfirma os postulados, substituindo-os, onde necessário, por outros, e assim continuar '' (Kaplan1964, pp 9-10.; veja também Braithwaite 1968; Nagel1961). A descrição da explicação científica aqui apresentado é coerente com este modelo tal como é utilizado nas ciências sociais. Explicações científicas pode ser contrastado com outros tipos, não-científicas de explicação (Babbie 1989; Kerlinger 1973; Cohen e Nagel 1934).

Algumas explicações obter sua validade porque eles são oferecidos por alguém com autoridade, por exemplo, um oficial de polícia, o presidente, ou pais. Validade também pode descansar sobre a tradição. Por exemplo, a maneira correta de fazer uma dança popular é o caminho sempre foi dançou, transmitida através das gerações. Este conhecimento não é obtido pela passando por livros didáticos ou realizar experimentos mas é armazenado nas memórias e crenças de indivíduos. Outra maneira de saber é a priori, ou intuitivo, conhecimento. Este conhecimento é baseado na coisas que '' têm a razão '', ou parece ser óbvio, mas não são, necessariamente, com base na experiência. As pessoas tendem a agarrar-se fortemente ao conhecimento intuitivo mesmo que os '' fatos '' não coincidir com a sua experiência. Situações que contrastam com firmemente defendida crenças são explicados como ocorrências únicas isso não vai acontecer novamente. Por exemplo, '' estandes a razão '' que, se você é bom para outras pessoas, eles vai ser bom para você. O método científico é uma forma de obter informações ou conhecimentos, sobre o mundo. teoricamente, o mesmo conhecimento irá ser obtido por todo mundo que faz as mesmas perguntas e usos o mesmo método investigativo. A explicação científica usa teorias, dedutiva e lógica indutiva,

e observação empírica para determinar o que é verdadeiro eo que é falso. Ao contrário de autoritário, tradicional, ou explicações intuitivas, o conhecimento científico é sempre suposto ser impugnável e correcção contínua.

Uma teoria é uma explicação para uma hipotética observação ou uma pergunta, como Por que o céu azul? ou Por que vítimas de abuso infantil crescem frequentemente até ser perpetradores? Cientistas desenvolvem e teste teorias usando lógica dedutiva, tentando mostrar que as observações empíricas são instâncias de mais leis gerais. As teorias científicas são hipotéticos explicações que afirmam as possíveis relações entre os conceitos científicos. Teorias consistem de '' uma conjunto de construções inter-relacionados (conceitos), definições, e proposições que apresentar uma sistemática vista dos fenômenos, especificando as relações entre variáveis, com o objetivo de explicar e predizer a fenómenos '' (Kerlinger 1973, p. 9). Teorias também são usados pelos cientistas para interpretar, criticar, e trazer as leis estabelecidas em conjunto, muitas vezes modificá-los para ajustar os dados de imprevistos. Eles também orientar a empresa de fazer novos e mais generalizações poderosas.

As teorias científicas geralmente tomam a forma de '' Se X acontecer, então Y vai acontecer. '' Por exemplo, Teoria da mais-valia de Karl Marx sugere que, como o nível de mais-valia em uma sociedade capitalista aumenta, o mesmo irá desigualdade. Esta é uma tentativa de determinar as relações causais, de modo que as teorias não só prever o que vai acontecer no mundo, mas também explicar por que isso acontece.

Em geral, as explicações científicas são derivadas utilizando métodos nomotéticas, que têm o objectivo de fazer generalizações ou de estabelecer universal leis. O experimento é talvez o mais conhecido método nomothetic. As teorias científicas tentar generalizar, ou prever, para além dos dados específicos que apoiá-los para outras situações semelhantes. Em contraste, algumas formas de as ciências sociais e humanas usar métodos idiográficos, que são projetados proporcionar o conhecimento de um particular evento que pode ser única. Os mais conhecidos método ideográfico pode ser o estudo de caso. Para exemplo, ambos os cientistas sociais e historiadores investigar guerras. A cientista social tenta explicar o que é comum a todas as guerras, possivelmente para que ela ou ele pode desenvolver uma teoria geral da Intersocietal conflito. Em contraste, um indivíduo estudos historiador guerras e tenta crônica e explicar os acontecimentos e condições que causam uma guerra específica, e é geralmente não está interessado em uma teoria científica da o que pode ser comum a todas as guerras.

Parece que há aqui um paradoxo: Scientific explicações são as melhores explicações que pode ser oferecido para um evento, mas as teorias científicas são sempre aberto a correção de uma explicação melhor ou teoria. O que conta como a '' melhor '' explicação ou teoria tem sido objecto de debate no filosofia da ciência. Algumas pessoas acreditam que as melhores teorias são aqueles que podem explicar anomalias que as teorias anteriores não podia. Em

outras palavras, a teoria nova, '' melhor '' pode explicar tudo o que a velha teoria poderia, mas também pode explicar algumas coisas que ele deixou sem explicação. Lá muitos debates entre os filósofos da ciência sobre como julgar a '' bondade '' de uma teoria. Todos eles admitem que as teorias nunca pode ser confirmado definitivamente por qualquer quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com