TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARMAZAENAGEM

Projeto de pesquisa: ARMAZAENAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Logística não é um novo processo ou uma nova metodologia administrativa, existe desde os tempos mais remotos, quando o homem começou a produzir no local mais do que necessitava, gerando um excedente. Surgem, então, as necessidades de armazenagem e de trocar ou comercializar com seus vizinhos, bem como de transportar estas mercadorias (REIS, 2000).

O desafio da logística moderna consiste em diminuir o intervalo entre a produção e a demanda, a fim de que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, na condição física que desejarem.

Os avanços tecnológicos, particularmente na tecnologia da informação (TI), permitem antecipar as vantagens competitivas oferecidas pelas novas estruturas que emergem no ambiente econômico atual. Neste contexto, na logística, seja o transporte do produto, seja a informação correlata, torna-se um requisito fundamental para o sucesso das empresas.

Neste artigo, será discutido o uso da tecnologia da informação em operações de armazenagem, mais especificamente o uso de um Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS), investigando o caráter estratégico de sua adoção, como forma de obter vantagens competitivas.

MÉTODO DE PESQUISA

O Problema

As empresas, atualmente, têm terceirizado os serviços que não fazem parte do seu núcleo de competência, inclusive as atividades logísticas, a fim de concentrarem seus esforços nas suas atividades do seu núcleo de competência (core competence). Diante disso, prestadores de serviço logístico e operadores logísticos passaram a ter um nível maior de exigência por parte dessas empresas que compram seus serviços.

Devido a esses fatores, as movimentações logísticas de transporte e armazenagem têm se tornado mais complexas e o nível de serviço dessas empresas tem de ser elevado. Para tanto, com o objetivo de aumentar a rapidez das operações de movimentação nos Centros de Distribuição (CDs), reduzir desperdícios, as empresas têm buscado implantar softwares de gestão de operações. Neste caso, para operação de armazenagem, o WMS é a tecnologia da informação indicada para o uso nestas atividades logísticas e pode levar as empresas a obterem melhores resultados, assegurando qualidade de seus serviços compatível com a desejada pelos seus clientes.

Pergunta da pesquisa e Hipóteses

A pergunta da pesquisa é "O WMS pode elevar o nível de serviço de operações de armazenagem em empresas de setores diferentes?"

As hipóteses a serem testadas são:

1) reduzem-se custos com o maior fluxo de informação entre as partes relacionadas à atividade de armazenagem, através da adoção de sistemas e tecnologias da informação;

2) reduzem-se os atrasos de entrega com o uso de tecnologia da informação;

3) as características do produto armazenado influenciam na escolha do tipo de instalação de armazém e da tecnologia da informação.

Método, abordagem e instrumentos de pesquisa

O trabalho tem como abordagem a qualitativa, e a escolha foi realizada porque teve-se como objetivo levantar informações a partir das entrevistas, com as opiniões e posicionamentos dos entrevistados, deixando de lado que o pesquisador é a única fonte importante e relevante de impressões. Deve-se destacar que, segundo Bryman (1989, p. 25), o pesquisador qualitativo busca elucidar o que é importante para os indivíduos tão bem quanto suas interpretações para o ambiente em que trabalham, por meio de investigações destes indivíduos em seu meio.

A partir de uma questão inicial da pesquisa, foca-se em um tema, um objeto de estudo e passa-se a coleta de dados. (VOSS et al., 2002, p. 199)

Para a pesquisa de campo e conseqüente coleta de dados, optou-se pelo método de estudo de caso, pois, segundo Yin (2001), quando o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos e quando o foco se encontra em fenômenos inseridos em algum contexto da vida real utiliza-se este método. Somado a isto, os estudos de caso podem ainda ser úteis para proposta de construção de teorias, testes de teorias e refinamento/ complemento de teoria.

Os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas semi-estruturadas, com perguntas abertas e fechadas com profissionais da área de armazenagem e tecnologia da informação, ligados à logística das empresas investigadas, e foram gravadas para posterior transcrição, evitando, assim, perda de informações relevantes. Segundo Voss et al. (2002), deve-se gravar e transcrever as entrevistas para que se tenha o máximo de acuracidade e confiabilidade no resultado final dos dados coletados. Contudo, eles colocam a importância de revisitar fontes, se for o caso, visitar outras para ter visões diferentes de um mesmo problema e deixar mais claras as informações.

As entrevistas tiveram um roteiro de pesquisa construído com as informações advindas da questão de pesquisa, das hipóteses e da revisão teórica realizada anteriormente à pesquisa de campo.

ARMAZENAGEM: CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO E SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO

Conceitos

A logística tem como funções: serviço ao cliente, localização, estoque, transporte, distribuição e armazenagem. Neste trabalho serão descritos os aspectos logísticos relacionados somente a esta última atividade logística.

"Pode-se definir armazenagem como a parte do sistema logístico da empresa que estoca produtos (matérias-primas, peças, produtos semi-acabados e acabados) entre o ponto de origem e o ponto de consumo e proporciona informações à diretoria sobre a situação, condição e disposição dos itens estocados" (LAMBERT, 1998).

De acordo com Lacerda (2000), podem-se citar como operações de armazenagem: recebimento, posicionamento, estocagem, picking e expedição. Para o Instituto IMAM (2000), podem-se acrescentar ainda outras três funções à armazenagem, são elas: logística de produção, distribuição e serviço ao cliente.

Classificação

Para Ballou (1993), além da localização, a determinação do tamanho necessário do edifício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com