TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Geral

Ensaios: ATPS Contabilidade Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

A contabilidade esta ligada não somente dentro de uma Empresa como também diretamente em nossa vida particular, onde temos que ter controle financeiro do que recebemos como receita mensalmente e as despesas que utilizamos no dia a dia.

1. Origem da contabilidade

A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje.

Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada.

O homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens. Aí se inicia a história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, se divide em quatro períodos:

CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria de Leonardo Pisano.

CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.

CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.

1. 1. Conceito de Contabilidade

“A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa”. (Hilário Franco)

De acordo com Franco (1996), a contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação, necessárias para a tomada de decisões, sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

Tem como função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações desse patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.

A partir do patrimônio que se exercem as funções contábeis, para alcance de suas finalidades. O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados à entidade econômico-administrativa, e constitui um meio indispensável para que esta realize seus objetivos. Para alcança-los, a administração da entidade pratica atos de natureza econômica e financeira, produzindo variações aumentativas e diminutivas na riqueza patrimonial.

Ainda de acordo com Franco (1996), a finalidade da contabilidade é controlar os fenômenos ocorridos no patrimônio de uma entidade, através do registro, da classificação, da demonstração expositiva, da análise e intepretação dos fatos nele ocorridos, objetivando fornecer informações e orientação, sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão. Essas informações são indispensáveis a orientação administrativa, permitindo maior eficiência na gestão econômica e financeira da entidade e nos controles dos bens patrimoniais.

Os usuários da contabilidade tanto podem ser internos como externos, ambos possuem interesses diversificados, razão pela qual as informações contábeis devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da situação patrimonial da entidade e das mutações sofridas por este patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro.

Os usuários internos incluem-se os administradores, gerentes, encarregados, diretores, chefes de departamento, enfim, os administradores de todos os níveis. Os usuários externos podem ser considerados os bancos, fornecedores, sindicatos, acionistas, governo, etc.

Para cada uma delas há uma necessidade, como:

Bancos e Financiadores em geral: capacidade de pagamento da empresa (ao emprestar dinheiro sua preocupação maior é que a empresa possua capacidade de gerar fluxo e caixa futuro para saldar a dívida);

Entidades Governamentais: o lucro tributável, produtividade, valor adicionado;

Acionistas e cotistas minoritários: retorno sobre o capital investido;

Empregados: fluxo de caixa capaz de assegurar a empresa condições de uma boa remuneração;

Administração: rentabilidade e capacidade de pagamento.

De forma geral os usuários contábeis estão preocupados com a capacidade de geração de caixa e rentabilidade da empresa.

2. Objetivo da contabilidade

O Objetivo da contabilidade é permitir o estudo, o controle e a apuração de Resultados diante dos fatos decorrentes da gestão do Patrimônio das entidades econômico-administrativas.

A principal finalidade da contabilidade é fornecer informações de ordem econômica e financeira sobre o patrimônio, para facilitar as tomadas de decisões por parte dos seus usuários.

As informações de ordem econômica dizem respeito à movimentação das compras e vendas, das despesas e receitas, evidenciando os lucros ou os prejuízos apurados nas transações realizadas pela empresa.

A Contabilidade tem como objetivo fornecer os elementos fundamentais para que uma entidade possa ser bem administrada, mediante o acompanhamento da sua situação líquida patrimonial e dos seus resultados. Ela também permite que sejam controlados as disponibilidades, os bens e direitos constantes do Ativo e as obrigações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com