TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS I E II ETAPA PROCESSOS ADM‏

Casos: ATPS I E II ETAPA PROCESSOS ADM‏. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  2.680 Palavras (11 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Será abordado por intermédio deste, os variados processos administrativos e os conceitos das formas de planejamento estratégico, tático e operacional demonstrando as suas semelhanças e diferenças, também abordaremos os tipos de organização utilizados para auxiliar na gestão das empresas, afirmando que esses métodos são eficientes e fundamentais para uma, boa pratica de gestão eficaz.

Ao analisar o desempenho de cada organização, é possível conhecer a importância da organização, interna e externa dos indivíduos que os constitui, qual a sua principal função no processo administrativo, pois com a função administrativa,a organização faz parte do processo administrativo de planejar,organizar,dirigir e controlar.

Todos estes conceitos serão devidamente ponderados e esclarecidos ao longo deste trabalho.

PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL

O planejamento é uma ferramenta importantíssima para um processo administrativo de sucesso, é através dele que direcionamos o rumo que a nossa entidade, irá tomar no futuro.

O planejamento necessário para garantir a permanência da empresa no mercado de trabalho e se for organizado corretamente terá destaque nele, mas para isso devem-se tomar muitos cuidados em seu planejamento. Tratando especificadamente do planejamento estratégico, deverá ter alguns cuidados para que tudo ocorra mais ou menos como planejado, pois o futuro é incerto, mas tomando os devidos cuidados, as mudanças principalmente negativas, não atrapalhem significadas mente e faça os indivíduos desta organização eliminar estas barreiras para não afetar o plano inicial de forma que ele piore, mas tendo mudanças positivas, poderá acrescentar algo nele para futuras melhorias.Ter organização primeiramente dentro da empresa, ou seja, internamente é muito importante, pois se a empresa não consegue se organizar corretamente é desperdiçado tempo e boas idéias que poderiam surgir com a boa divisão das equipes inicialmente.

Não tem como uma empresa dar certo se ela não se planeja corretamente usando as devidas estratégias, pois utilizar a sorte para abrir uma empresa sem ter nenhuma estabilidade é muito arriscado e têm grandes chances de não dar certo; como disse Peter Drucker: “O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”. Existem três tipos de planejamentos, o Estratégico, o tático e o operacional.

O Estratégico: é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos, afetar toda e empresa por longos períodos de tempo. É um planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é desenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é no nível institucional. Esse planejamento é subdividi-los em vários níveis: Empresarial, Institucional estratégico e tático podendo ser mercadológico, financeira de produção e de recursos humanos. que afetam ou deveriam.

O planejamento estratégico exige etapas, a saber:

1- Determinação de objetivos: onde mostra o que a empresa deseja alcançar sendo baseado no lucro, expansão da empresa, segurança e autonomia ou independência;

2- Análise ambiental externo: é importante que conheça as necessidades, oportunidades, recursos disponíveis, dificuldades e restrições, ameaças, coações e contingências dos quais ela não pode fugir ou escapar;

3- Análise organizacional interna: deve examinar os recursos que a empresa pode disponibilizar como financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos encontrando as forças e fraquezas dela;

4- Formulação de alternativas: é a organização dos administradores para a utilização da melhor estratégia sobre as idéias que são propostas no inicio do projeto da empresa;

5- Elaboração do planejamento: se preocupa em como colocar em pratica as idéias propostas para darem certo, tomando os devidos cuidados para utilizar a melhor forma o material que tem e o ambiente;

6- Implementação e execução: é enfim colocar cuidadosamente em prática o que foi decidido nas etapas anteriores;

7- Avaliação dos resultados: é o acompanhamento desde o inicio da empresa para corrigir qualquer erro que possa surgir e fazer mudanças que possam trazer melhorias para o melhor andamento da empresa.

Os objetivos empresariais podem ser agrupados em quatro categorias de objetivos sendo:

1- O lucro, considerado dentro de sua dupla ótica;

2- A expansão da empresa;

3- A segurança que corresponde ao desejo da empresa;

4- A autonomia ou independência;

O tático: é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, e visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa departamentos e divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.

O operacional: é aquele que se preocupa basicamente com o que fazer e como o como fazer. O planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações pelo caráter imediatista, focalizando apenas o curto prazo, e pela abrangência total abordando apenas uma tarefa ou uma operação. é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da empresa, produção ou operações ,finanças, mercadologia, recursos humanos etc. Os planos operacionais sejam heterogêneos e diversificados, eles podem ser classificados em quatro tipos.

1- Planos relacionados com métodos

2- Planos relacionados com dinheiro

3- Planos relacionados com tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com