TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Finan

Artigo: Adm Finan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 01: O que é administração financeira

Administração financeira é o conjunto de conhecimentos econômicos e financeiros que tem como objetivo maximizar a riqueza ou o valor de um negócio.

Faz parte da rotina de uma empresa tomar decisões sobre investimentos. Dessa forma, diariamente, são escolhidos projetos que têm como objetivo agregar valor na empresa e facilitar sua operação.

A escolha de projetos com melhores retornos e riscos baixos faz com que o valor da empresa aumente. Portanto, se a empresa fizer boas escolhas no momento de implementar seus projetos, o valor total da riqueza crescerá.

Uma das maneiras de medir se o valor da empresa está aumentando é por meio do preço de suas ações negociadas na bolsa de valores. Essa medida é bastante utilizada, pois o mercado acionário é muito rígido e sistemático na elaboração das demonstrações financeiras, possuindo normas e regras que dão credibilidade às empresas que negociam suas ações. Dessa forma, ao analisar o preço de uma ação, pode-se ter um elevado grau de certeza de que os números daquela empresa, que estão demonstrados, refletem sua realidade financeira.

Até a década de 1970, o foco da administração financeira era gerir seu capital de giro de maneira eficaz e melhorar o método de elaboração e análise das demonstrações financeiras.

A análise financeira oferece ferramentas conceituais que ajudam o administrador financeiro a escolher os melhores projetos, o que proporciona, naturalmente, aumento nos lucros.

O aumento nos lucros é percebido imediatamente pelos investidores e acionistas, refletindo naturalmente no valor das ações da empresa.

Além de bons projetos e seu consequente aumento nos lucros, o administrador financeiro deve sempre buscar a divulgação dos resultados de maneira clara e sistemática para a sociedade, pois isso melhora a imagem da empresa e torna maior a percepção dos investidores e analistas sobre os bons resultados alcançados.

O administrador é o agente escolhido pelos acionistas da empresa para aumentar o preço de suas ações. Porém, cada administrador pode seguir um caminho diferente, o que pode pôr a estratégia em risco. Para diminuir esse risco, muitas empresas praticam uma forma de remuneração dos executivos diferenciada, conhecida como stock options. Por esse método, parte do salário de um executivo é constituída pelas ações da empresa em que trabalha. Com isso, o administrador também estará comprometido com o aumento no preço das ações, uma vez que ele também ganhará com isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com