TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Administracao Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  5.478 Palavras (22 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 22

6ª Série

Administração Financeira e Orçamentária

INTRODUÇÃO

Administração financeira orçamentária pode ser definida como uma disciplina onde ensina o administrador como administrar fundos de investimentos com o objetivo principal de aumentar o valor da riqueza e de seu patrimônio.

A administração financeira e orçamentária está presente em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor, ou avaliar isoladamente um departamento em questão.

Os administradores devem aproveitar e valorizar bem os contadores que preparam demonstrativos financeiros que possibilitam monitorar o desenvolvimento da empresa. Os modelos utilizados para prever os retornos e as falhas da empresa são uma parte essencial do processo onde inclui o principal papel dos contadores e administradores que é a tomada de decisões.

O objetivo deste desafio é a análise de retorno de um investimento. Onde o retorno deve ser proporcional ao risco envolvido. O valor líquido hoje vale muito mais que amanhã e é esta incerteza de retorno que deve ser avaliada com muita cautela para tomar a decisão correta.

PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

As atividades de administração financeira podem ser executadas nos mais variados segmentos organizacionais, tais como: serviços, indústrias, comércios, empresas públicas ou privadas, empresas estatais, hospitais, escolas e clubes, sejam empresas micro, pequenas ou de grande porte.

O planejamento financeiro, conforme Gitman é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados, podendo ser estratégico ou operacional.

O planejamento estratégico direciona a formulação de planos e orçamento operacionais a curto prazo e fazem parte de um planejamento integrado que, em conjunto com os planos de produção, marketing e outros, utilizam-se de uma série de premissas e objetivos para orientar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.

O planejamento operacional é realizado com ações planejadas para um período curto, acompanhadas da previsão de seus reflexos financeiros, tendo como insumos a previsão de vendas de várias formas de dados operacionais e financeiros. Os resultados obtidos são os orçamentos operacionais, o orçamento de caixa e as demonstrações financeiras projetadas, conforme demonstrado a seguir:

Através do planejamento, a empresa poderá ter conhecimento do nível de financiamento necessário para se dar continuidade às operações de uma companhia, oportunizando ao gestor decidir quando e como a necessidade de fundos será financiada.

Dentro desse contexto, cabe ao administrador financeiro a busca de um gerenciamento das questões de cunho financeiro, atuando com diversas tarefas financeiras, incluindo-se o planejamento e a concessão de crédito a clientes, a avaliação de investimentos, a gestão do caixa, contas a receber, formação do preço de venda, a administração de capital de giro e asformas de se obter recursos para financiar as operações das empresas

A INTERFERÊNCIA DO TEMPO SOBRE A MOEDA

O valor econômico associado a desembolsos (ou receitas) ocorridos em épocas diferentes, geralmente têm valor econômicos diferentes, ainda que correspondam à mesma quantia monetária e não haja inflação. A razão disso é que o conjunto de oportunidades de uso do dinheiro recebido mais cedo, geralmente, é maior. Consequentemente, se dispusermos de uma quantia de dinheiro numa data A anterior à uma outra data B, podemos tirar partido de alguma oportunidade de aplicação do dinheiro entre A e B para chegarmos a B com uma quantia maior do que o que teríamos se só recebêssemos a quantia em B. Deixar de receber uma quantia numa data para recebê-la mais tarde implica algum custo de oportunidade (mais propriamente “custo de perda de oportunidade”).

Dizemos, portanto, que o valor de uma quantia monetária recebida, ou paga, varia no tempo e quando fazemos uma análise econômica, esse é um aspecto importante. Esse valor variado no tempo é o que chamaremos adiante de valor do dinheiro no tempo.

O valor do dinheiro no tempo para cada empresa é expresso por um parâmetro denominado “Taxa Mínima de Atratividade” (“TMA”). Essa taxa é específica para cada empresa e representa a taxa de retorno que ela está disposta a aceitarem um investimento de risco (projeto empresarial), para abrir mão de um retorno certo num investimento sem risco no mercado financeiro. Os métodos analíticos empregados em análise de investimentos são o Valor Presente Líquido (VPL) que é igual ao valor presente de suas entradas de caixa menos o valor presente de suas saídas de caixa e a Taxa Interna de Retorno (TIR) que é o percentual de retorno obtido sobre o saldo investido e ainda não recuperado em um projeto de investimento

Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos:

“Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação, com o dobro dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.”

Resposta: O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.

ETAPA 2

Administração financeira e orçamentária

Esta etapa nos ajuda a visualizar de maneira pratica a relação entre o risco e o retorno , porque quanto maior o risco que o investidor aceita correr, maior a expectativa do retorno sobre o investimento efetuado.

Também, nos ajuda a visualizar de maneira prática a relação entre o risco e o retorno, porque quanto maior o risco que o Risco e retorno têm como objetivo principal tomar decisões racionais e inteligentes sobre investimentos. Risco é uma medida da volatilidade ou incerteza dos retornos, e retornos são receitas esperadas ou fluxos de caixa previstos de qualquer investimento.

Segue abaixo dois tipos de investimentos:

Investimento de R$ 80.000,00 em CDB com taxa de Juros de 4%.

80.000,00/100*4

80.000*4 = 3.200

O resultado do investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com