TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao Financeira

Dissertações: Administracao Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

Portfólio de Administração Financeira e Orçamentária II

Pesquise e comente, com detalhes, sobre os objetivos – Crescimento, sustentação e colheita – relacionados com a perspectiva financeira do Balanced Scorecard.

Segundo o site : http://www.administradores.com.br , podemos dizer que:

Perspectiva Financeira:

Os objetivos e as medidas financeiras revelam se a implementação das estratégias está contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros da organização. Tais objetivos e medidas devem fazer parte da relação de causa e efeito, pois desempenham dois papéis: definir o desempenho financeiro esperado e servir de base para os objetivos e medidas das outras perspectivas não-financeiras do BSC. (LOBATO et al, 2003).

O objetivo da perspectiva financeira é mostrar se as escolhas estratégicas implementadas estão contribuindo para a geração de valor econômico, para a elevação do valor de mercado da organização e propiciando o aumento da riqueza dos acionistas.

Segundo Kaplan e Norton (1997), "Os objetivos financeiros servem de foco para os objetivos e medidas de outras perspectivas do BSC". Assim, os objetivos e medidas financeiras desempenham dois papéis, primeiramente definem o desempenho financeiro esperado da estratégia e servem de meta para os objetivos e medidas de todas as outras perspectivas do BSC.

Para Kaplan e Norton (1997), o objetivo escolhido na perpectiva financeira será afetado não só pela estratégia a ser seguida, mas também pelo ciclo do negócio. São mencionados três fases deste ciclo do negócio:

crescimento – nessa fase as organizações geralmente estão no início do seu ciclo de vida;sustentação – fase em que as organizações obtêm excelentes retornos sobre o capital investido, conseguindo investimentos, atratividade do mercado e reinvestimentos;colheita – fase em que as organizações alcançam a maturidade em seu ciclo de vida e por isso desejam colher os investimentos nas duas fases anteriores.

Segundo Lobato et al (2003), nas estratégias de crescimento, sustentação e colheita, a implementação do BSC deve nortear a perspectiva financeira por três aspectos financeiro estratégicos:

crescimento e mix da receita – ampliação da oferta de produtos e serviços, conquista de novos clientes e mudança de mix de produtos e serviços;redução dos custos e melhoria da produtividade – medidas para reduzir os custos de produtos e serviços e ratear recursos da UEN;utilização dos ativos e estratégia de investimentos – redução dos níveis de capital de giro necesário para sustentar o volume o o mix de negócios.

Portanto, para que os gestores possam selecionar os objetivos estratégicos a serem implementados, os mesmos devem tomar como base os principais temas estratégicos identificados. Para que a partir daí, seja iniciado o trabalho de identificação, seleção e priorização dos objetivos da perspectiva financeira.

Já o site : http://www.infoescola.com, diz que:

A perspectiva financeira, velha conhecida, mantém o foco voltado para a geração de valor para os acionistas, já a perspectiva mercadológica tem como objetivo a criação de valor para os clientes e o desenvolvimento de segmentos de mercado e/ou clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com