TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aeroportos De SC

Trabalho Universitário: Aeroportos De SC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  3.512 Palavras (15 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 15

Distribuição dos Aeroportos de Santa Catarina

O sistema aeroviário de Santa Catarina conta com uma rede de 18 aeroportos públicos distribuídos por todas as regiões do Estado. Quatro são de responsabilidade da Infraero, os demais são administrados pelos municípios por meio de convênio com o Governo do Estado.

Estão em construção dois grandes aeroportos, o Regional Sul, no município de Jaguaruna, e o Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto. Eles irão proporcionar um considerável acréscimo de qualidade na infraestrutura aeroportuária do Estado. Estão projetados ainda mais dois aeroportos: um no município de São Joaquim e outro na região do Contestado, entre Joaçaba e Catanduvas.

O principal aeroporto de administração municipal em Santa Catarina é o de Chapecó, com uma pista de 2060 metros de comprimento e que hoje opera com voo regular de duas empresas: a Gol (Boeing 737) e a Ocean Air (Focker 100). As duas fazem a linha Chapecó - São Paulo - Chapecó, com escala em Florianópolis.

Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz

No dia 7 de setembro de 1922, o Decreto Nº 15.672, estabeleceu o Sistema de Defesa Aérea do Litoral do Brasil, com bases navais, um porto militar e outras edificações, onde, para instalação de um desses Centros foi escolhida a Ilha de Santa Catarina. Foi nomeado em 1923, o Capitão de Fragata Luiz Pereira Pinto Galvão, como comandante da base de aviação naval que seria instalada em Florianópolis.

O Capitão Galvão iniciou o processo de aquisição de um terreno na Ressacada, para nele instalar uma Base Aeronaval. Neste local foram construídos: o prédio da administração, dois alojamentos, o paiol, uma enfermaria, um hangar para hidroplanos, oficinas, estação meteorológica e demais obras de infraestrutura. A aviação, até então, era feita somente por hidroaviões.

Logo depois de concluídas as obras, já eram necessárias dotar o campo da Ressacada de uma melhor infraestrutura para atender a aviação terrestre. Na época, era o único campo de pouso e decolagem existente, e estava sendo utilizado por aviões estrangeiros. O Aeroporto de Florianópolis, portanto, já nasceu com a vocação de ser um aeroporto internacional.

No dia 21 de junho de 1927, aterrissou no campo da Ressacada um aeroplano da Companhia Latécoerè, pilotado pelo Ás P. Vachet. Era o início das atividades comerciais onde hoje se localiza o atual Aeroporto Internacional de Florianópolis. O Correio Aéreo Nacional (CAN), surgido em 1934, realizou seu primeiro voo ligando o Rio de Janeiro a Florianópolis.

Até 1955 o Aeroporto possuía uma torre de controle, construída em madeira, uma pista de concreto de 1.500 x 45m e um pátio gramado de estacionamento de aeronaves. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, estabeleceu-se uma Base Aérea em Florianópolis para responder as necessidades da aviação militar e comercial. A partir daí realizaram-se inúmeras obras de melhoramentos em infra-estrutura.

No período de 1952 a 1954, foi construído o Terminal de Passageiros, administrado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC). Em 07 de janeiro de 1974, o V Comando Aéreo Regional, passou à jurisdição da INFRAERO o Aeroporto de Florianópolis. Desta data em diante, foram realizadas inúmeras obras de ampliação e melhoria na infra-estrutura do aeroporto para proporcionar conforto e segurança aos seus usuários.

29 de janeiro de 76 – Inauguração do Terminal de Logística de Carga (Teca);

14 de agosto de 76 – Inauguração do Novo Terminal de Passageiros (1ª. Fase), passando de 500m2 para 2.985m2;

01 de agosto de 78 – Entra em operações a pista 14/32

09 de julho de 81 – Implantação do VOR FNP

29 de abril de 82 – Implantação do ILS / DME

14 de outubro de 88 – Reforma e ampliação do Terminal de Passageiros (2ª. Fase), passando de 2.985m2 para 6.440m2.

Em 03 de outubro de 1995 o Aeroporto de Florianópolis é elevado, pelo então Ministério da Aeronáutica, a categoria de Aeroporto Internacional.

Em função do grande movimento, o Aeroporto Hercílio Luz é ampliado climatizado em 2000, passando de 6.440m2 para 8.440m2 (3ª. Fase).

Aeroporto Internacional de Navegantes - Ministro Victor Konder

O atual Aeroporto Internacional de Navegantes originou-se com a construção da pista de pouso e decolagem e de pátio de estacionamento para pequenas aeronaves em terras da Rela Fazenda, localizada no litoral, a três quilômetros a nordeste do centro do município de Navegantes, inaugurado em 12 de março de 1970.

A pista, inicialmente com 1.500 m, e o pátio de 150 x 73,5 m foi intensamente utilizados por agricultores e empresários locais. Ao longo dos anos, devido à intensidade do uso, a pista sofreu grande degradação além de tornar-se inadequada à operação de aeronaves de maior porte. O pavimento da pista era fraco e o sistema de drenagem, ineficiente. Procedeu-se, então, a elaboração do projeto de reforma e ampliação da pista no final da década de 70, a cargo da DIRENG.

Em outubro de 1978, o então Presidente da República General Ernesto Geisel inaugurou a nova pista ampliada para 1.701m de comprimento por 45m de largura, capaz de operar com aeronaves da categoria B, classificação usada na época, como o Boeing 737 e a Airbus A 320. O pátio também sofreu acréscimo para 198 x 73,5 m. Constou também dessa obra a ampliação do terminal de passageiros.

Em 17 de janeiro de 1980, foi realizada a transferência, tanto técnica, como administrativa e operacional, do Aeroporto de Navegantes para a INFRAERO, por intermédio da Portaria n° 090/GM5.

A Lei nº 10.634, de 30 de dezembro de 2002, dá ao Aeroporto o nome de Aeroporto de Navegantes – Ministro Victor Konder. O aumento da demanda por voos internacionais, especialmente os fretados para a região do Vale do Itajaí, que reúne as cidades de Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial, Gaspar, Rio do Sul, Apiúna e Rio dos Cedros, além das badaladas praias de Balneário Camboriú, Piçarras e Penha impulsionou a internacionalização do Aeroporto de Navegantes, que foi promulgada em novembro de 2004.

O terminal de passageiros passou por uma nova reforma, finalizada em julho de 2004, com a ampliação da área construída de 1.850m² para 5.200m²

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com