TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alerangel

Monografias: Alerangel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  5.105 Palavras (21 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 21

WEB-AULA 1

Unidade 1 – Planejamento, Acompanhamento dos Custos e Custo da Qualidade

IDENTIFICAÇÃO E PLANEJAMENTO DOS CUSTOS

O planejamento dos custos

O desenvolvimento de um novo projeto ou o andamento de um projeto já existente pressupõe que os custos sejam devidamente controlados e analisados. Você deve ter percebido em seu cotidiano que são muitos os casos de projetos que não andam bem.

Muitas metodologias de gestão de projetos e custos são implantadas e servem de elemento de controle para a condução das operações empresariais. Uma das metodologias do planejamento dos custos é, por exemplo, a definição de metas a serem atingidas representadas por valores ideais cujo estudo está nas mãos de especialistas como gestores de custos ou no caso de análises técnicas de engenheiros, por exemplo.

É importante o antes, o durante e o depois do desenvolvimento das operações do negócio em relação ao cuidado com os custos. Muitas vezes, os casos de projetos com problemas ou em crises graves só são notados quando é (quase) tarde demais para salvar o projeto. Todo o trabalho de gerenciamento que tem que ser visar alcançar os objetivos de custos, tempo e qualidade que define o escopo do projeto. O escopo do projeto pode mudar ao longo do tempo, e é responsabilidade do gerente do projeto que, deve estar atento para garantir que o projeto entregue de fato os benefícios prometidos.

Ao se desenvolver uma boa análise de custos, o gestor procura identificar pontos de ajustes e prioridades. É preciso redefinir as tarefas do projeto ou da operação como um todo continuamente em termos de tarefas urgentes dos negócios diários. Isso envolve sem dúvidas o planejamento adequado e a indicação precisa dos pontos de atritos operacionais.

As atividades empresariais envolvendo a gestão de qualquer atividade que integre a ocorrência de custos exigem planejamento, portanto, seu possível impacto administrável (gestão) e seu sucesso futuro, tanto quanto possível, pode ser feita por meio do orçamento prévio das contas de custos, além dos demais componentes do resultado e do patrimônio empresarial.

A mensuração e evidenciação dos custos

O contador, juntamente com a administração, decide o que evidenciar de forma mais detalhada, e isto pode levar o leitor a interpretar melhor.

As informações então devem ser, a princípio, capazes de revelar a todos os usuários evidências claras para a interpretação, por menor conhecimento contábil que o leitor possa ter.

Os usuários externos, preocupação maior da evidenciação, conforme a estrutura conceitual de contabilidade define em Normas Internacionais de Contabilidade, são sete:

• Investidores, que fornecem o capital de risco e estão interessados em informações para avaliar a capacidade de rentabilidade e de pagamento de dividendos pela empresa;

• Empregados, normalmente por meio de grupos representativos, buscam informações que demonstrem a estabilidade e lucratividade de seus empregadores;

• Emprestadores, que se preocupam principalmente com a liquidez da empresa;

• Fornecedores e outros credores comerciais, semelhantemente aos emprestadores, mas consideram normalmente um período mais curto;

• Clientes, que se preocupam com a continuidade operacional da entidade;

• Governo e suas agências, que se interessam na destinação de recursos, a fim de regulamentar e tributar os resultados das empresas e, por fim;

• Público, que, de diversas maneiras, se interessam pela influência da organização na economia local visando inclusive aspectos sociais.

Considerando um usuário investidor que tenha muitos recursos, mas que não tenha cultura e formação, é impossível pensar que as evidências de informação demonstradas o levarão a emanar boas decisões de investimentos, seria necessário, sem dúvida, um intermediário entre a empresa e o investidor, tarefa normalmente delegada a um profissional experiente na área contábil e financeira.

Em Garcia (2006, p. 3) podemos ver algumas das funcionalidades relacionadas aos sistemas de informações e que buscam evidenciar de forma mais precisa e analítica os custos empresariais.

Controle de receitas, custos e resultados

Essas funcionalidades dizem respeito às operações básicas de uma organização, como citado anteriormente, de compra e venda, além da apuração de resultado. Essa funcionalidade é considerada como de domínio geral da administração empresarial.

A questão do controle é importante para que se cumpra aquilo que se prometeu em termos de tempo e investimento. O vídeo a seguir ilustra um pouco essa discussão:

http://www.youtube.com/watch?v=_rFd5nKWh3A

Percebeu o quanto a questão de prazos e metas são importantes?

Controle analítico de custos (Produtos, serviços ou mercadorias)

Essa funcionalidade também está relacionada aos mesmos elementos básicos do item anterior relacionados à compra, venda e apuração de resultados.

Essa funcionalidade também é considerada como de domínio geral da administração empresarial.

LINK: Nesse link você terá acesso a muitas informações importantes sobre controle de custos: <http://www.artigonal.com/financas-artigos/importancia-do-controle-de-custos-nas-empresas-1267179.html>.

Vale lembrar que, primeiramente, as metodologias que envolvem os custos passam pelo controle, que é o fator primordial para se chegar ao planejamento. A contabilidade atende a esse fim primordial como pode ser observado em Herrmann Júnior. (1968, p. 22) que afirma que “[...] nesse processo lógico de demonstrar as realidades verificadas durante as transformações por que passam os patrimônios aziendais constituídos de sistemas de valores constantemente perturbados pelas ações administrativas, reside o aspecto controlístico da contabilidade”.

O aspecto de controle não é o único quando se fala em custos. Para Pompermayer e Lima (2006), a gestão de custos na forma como a estamos discutindo, todavia, está além das técnicas tradicionais da contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com