TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise E Estrutura De Balanços

Casos: Analise E Estrutura De Balanços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  6.821 Palavras (28 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 28

1. Demonstrações Financeiras

1.1 Demonstrativos Contábeis

“A análise de qualidade na divulgação de demonstrações financeiras é feita de acordo com as necessidades dos usuários que as estiverem apreciando”. Curso Sobre Temas Contábeis - 4 CRC-SP (1991:33).

Para se elaborar uma Demonstração Contábil deve-se analisar o último e o atual exercício, tendo como finalidade, fornecer uma informação de possibilidades para o futuro, assim como a análise do exercício anterior em relação ao atual, auxiliando a administração nas tomadas de decisões.

1.2 Usuários

A contabilidade deixou de ser, há algum tempo, uma forma de demonstração a pessoas específicas. Hoje, a contabilidade tem um amplo alvo, desde acionistas (interessados em sua remuneração) ao público em geral.

Dessa forma podemos descrever alguns efetivos usuários, sem qualquer ordem de prioridade:

1º) Acionistas;

2º) Investidores;

3º) Empregados;

4º) Clientes;

5º) Fornecedores;

6º) Bancos;

7º) Analistas Econômicos;

8º) Público em Geral.

1.3 Balanço Patrimonial

Classificado como principal ferramenta de contabilidade, o Balanço Patrimonial é o resultado de todas as operações da empresa em um determinado exercício e das transações que terão no futuro. O Balanço Patrimonial é como uma espécie de fotografia do patrimônio, que registra a situação de uma empresa em um determinado momento.

O Balanço Patrimonial tem recebido algumas críticas, por ser elaborado em moeda corrente e devido às crises inflacionárias - que até recentemente no país causavam grandes transtornos em relação à Correção Monetária - perde seu valor sem nem mesmo estar concluído.

É do interesse de cada empresa estabelecer formas diferentes de análise, de forma que não sejam deturpadas as idéias centrais e nem sejam desrespeitadas as normas e critérios estabelecidos pelas leis em vigência.

1.3.1 Apresentação das Contas no Balanço Patrimonial

De acordo com a lei federal 6.404/76, o Balanço Patrimonial deve apresentar de forma ordenada os três elementos componentes do patrimônio da empresa que são: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Primeiramente são apresentados os Ativos, que tem maior grau de realização, enquanto os Passivos atendem em primeiro lugar o maior grau das obrigações da empresa.

Os grupos de contas devem ser apresentados no ativo pelo critério de maior grau de liquidez, já no passivo os grupos de contas devem ser apresentadas às contas pelo maior grau de exigibilidade.

O Balanço Patrimonial é composto das contas do ativo, do passivo e patrimônio líquido. Onde, os ativos representam os bens e direitos da empresa, no passivo são registradas as obrigações da empresa para com terceiros, e o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo, ou seja, o valor líquido da empresa.

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO

CIRCULANTE CIRCULANTE

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

PERMANENTE RESULTADO DE EXERCÍCIOS FUTUROS

- INVESTIMENTOS PATRIMÔNIO LÍQUIDO

- IMOBILIZADO - CAPITAL

- DIFERIDO - RESERVAS DE CAPITAL

- RESERVAS DE REAVALIAÇÃO

- RESERVAS DE LUCROS

- LUCROS / PREJUÍZOS ACUMULADOS

Fonte: CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Curso sobre temas Contábeis (1990)

1.3.2 Ativo

São considerados como ativos todos os bens e direitos de propriedade da empresa, que são avaliáveis em dinheiro e que representam benefício presente ou futuros para a empresa. No Ativo está disposto em grupos de contas homogêneas ou de mesmas características, e são agrupados de acordo com a sua liquidez.

Bens - máquinas, imóveis, estoques, dinheiro (moeda), veículos, instalações etc.

Direitos - contas a receber, duplicatas a receber, depósitos em contas bancárias, títulos a receber, ações etc.

1.3.2.1 Ativo Circulante

O Ativo Circulante é composto de grupos ou contas de ativo (bens e direitos) que são realizáveis, ou conversíveis a curto prazo. Também são enquadradas neste grupo as despesas antecipadas que se realizarão em despesa no exercício seguinte.

Para Iudícibus, o Ativo Circulante pode ter a seguinte composição:

a) Disponível - é composto dos recursos financeiros possuídos pela empresa, que podem ser utilizados imediatamente, sem restrições;

b) Contas a Receber - representa os valores da empresa ainda não recebidos, como vendas a prazo que são classificadas também como duplicatas a receber;

c) Estoques - nas empresas comerciais os estoques são representados basicamente pelas mercadorias adquiridas para venda. Nas industriais, temos normalmente três tipos de estoque: matéria-prima, produtos em processo e produtos acabados;

d) Despesas do Exercício Seguinte - são despesas antecipadas, que já foram pagas, mas que se referem ao exercício seguinte.

1.3.2.2 Ativo Realizável a Longo Prazo

No Ativo Realizável a Longo Prazo estão os direitos que tenham seus vencimentos em prazos superiores ao término do exercício seguinte. São ativos de menor liquidez (transformam-se em dinheiro mais lentamente) que o Circulante. O que vencer até 365 dias é considerado como curto prazo, pela Lei federal n.º 6.404/76, ultrapassando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com