TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Financeira

Artigos Científicos: Analise Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 11

Análise Financeira de Balanço

Belo Horizonte, dezembro de 2011

1. Introdução

Existem varias formas de avaliar o desempenho de uma empresa: pela qualidade dos serviços prestados, através dos resultados econômico-financeiros apresentados, pela responsabilidade social, pela influência de sua marca.

Para realizar essa avaliação são feitas diversas análises dentre as quais podemos citar:

Análise do Balanço Patrimonial que tem por objetivo oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômico-financeira da organização, que inclui uma análise da estrutura, a composição do patrimônio e um conjunto de índices e indicadores que são ferramentas imprescindíveis para tomada de decisão.

Análise das Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE), tem por objetivo principal apresentar de forma vertical o resultado apurado em relação a um conjunto de operações realizadas num determinado período.

2. Objetivos

Esse relatório tem como objetivo descrever a situação da Empresa Estácio Participações S/A, a partir de balanços referentes aos anos de 2011e 2010, em seus aspectos econômicos e financeiros . Será feita analise dos seguintes índices:

• Índices de Liquidez

• Índices de Rentabilidade

• Índices de Estrutura de Capital

3. Empresa

Uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados, a Estácio Participações S/A foi constituída em 31 de março de 2007 como sociedade anônima de capital aberta e listada no novo mercado da Bovespa.

Possui três instituições mantenedoras sob seu controle direto ou indireto, constituídas sob forma de sociedades empresariais de responsabilidade limitada.

A Estácio esta presente nos principais centros urbanos de 17 estados e 36 municípios, sua rede é formada por uma Universidade, dois Centros Universitários, 30 Faculdades e 52 pólos de Ensino a Distância credenciados pelo MEC, com capilaridade nacional representada por 68 unidades (Campi).

Em 31 de dezembro de 2011, 240 mil alunos matriculados nos cursos de Graduação, nas modalidades presencial e a distância mantida pela Instituição.

4. História

Parte importante da história da educação no Brasil, a Estácio contribui para o crescimento dos indivíduos e para o desenvolvimento sustentável do país, formando cidadãos e disseminando conhecimento. São mais de 260 mil estudantes que, diariamente, escrevem a história de suas vidas amparados pela instituição, preparando-se para o mercado de trabalho e construindo um futuro melhor.

Um dos maiores e mais qualificados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio é controlada pelos sócios fundadores e por fundos administrados pela GP Investments. Com uma história que teve início em 1970, o grupo educacional tem hoje Universidades, Centros Universitários e Faculdades, distribuídos em mais de 70 unidades, em 17 estados do País.

A instituição oferece cursos presenciais e à distância - de Graduação tradicional e tecnológica - nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas; de MBA, Pós-graduação lato sensu; cinco Mestrados e três Doutorados, avaliados pelo MEC/CAPES com elevados conceitos de qualidade.

O grupo é parceiro de instituições internacionais como a Ecóle Hôtelière de Lausanne e Lausanne Hospitality Consulting (Hotelaria na Suíça), Alain Ducasse Formation (Gastronomia na França), e Universidade de Coimbra (Direito em Portugal).

5. Missão e Valores da Estácio

Missão

Promover a formação e ascensão profissional dos nossos alunos através de uma educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos.

Visão

Ser o maior grupo privado de educação superior do mundo em número de alunos até 2015, com equipes de alto desempenho, excelência na prestação de serviços e em rentabilidade.

Valores

Foco no aluno - O aluno é nossa razão de ser. Trabalhamos para seu desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Gente e Meritocracia - As pessoas são nosso maior capital. Estimulamos o alto desempenho e o trabalho em equipe; Valorizamos e conhecemos o mérito como forma de construir uma organização perene.

"Gente ensinando gente"

Qualidade - Perseguimos a excelência na prestação de serviços dentro e fora da sala de aula.

Simplicidade - Devemos ser simples para ser ágeis e austeros.

Inovação - Devemos criar e ousar sempre.

Resultado - Agimos como “donos”, colocando paixão no que fazemos, buscando superar metas desafiadoras de modo sustentável.

Ética - Somos verdadeiros, transparentes e responsáveis em todas as nossas relações para manter a credibilidade. Não toleramos desvios de conduta.

6. Sustentabilidade

Educação para um Mundo Sustentável

O compromisso da Estácio de formar cidadãos conscientes e profissionais qualificados, presente nas diretrizes educacionais da instituição, busca aprimorar as competências dos alunos para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, complementar a formação acadêmica desses futuros profissionais com atividades práticas que reforcem neles a responsabilidade social e a consciência ambiental.

No campo acadêmico, os conteúdos dos cursos e atividades de pesquisa da Estácio estão voltados para a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com