TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise comparativa do desenvolvimento econômico da Índia e da China

Seminário: Análise comparativa do desenvolvimento econômico da Índia e da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Seminário  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Aula-tema 05: Análise Comparativa do Desenvolvimento Econômico da Índia e da China

NOME José Henrique Mattos

RA 4252058605

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Aula-tema 05: Análise Comparativa do Desenvolvimento Econômico da Índia e da China

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Desenvolvimento Econômico apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Rogério Scuinsani da Rosa.

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

Devido a dinâmica da política internacional, China e Índia estão destinadas a serem objetos de comparações. Desde 1991, quando as reformas econômicas indianas iniciaram um expressivo processo de crescimento econômico, analistas ponderam a possibilidade de a Índia reproduzir o milagre econômico chinês. O desempenho econômico indiano tem se aproximando dos altos índices chineses de expansão e parece confirmar as previsões que apontam a Índia como uma potência econômica do futuro.

Desenvolvimento Comparado

No campo demográfico: o crescimento da população indiana é dinâmico, da China envelhece rapidamente. Calcula-se que nos próximos 20 anos, a PEA chinesa decrescerá 30%, enquanto a PEA indiana crescerá 0,8%.

Na esfera diplomática: a Índia constrói alianças e projeta Soft Power com mais facilidade que a China. Os Estados Unidos apoiam a ascensão indiana, afim de contrabalancear a ascensão chinesa na Ásia. Tal vantagem política pode se refletir no campo econômico por meio de acordos de transferência de tecnologia, investimentos estrangeiros e tratados de livre-comércio.

Na democracia indiana, embora imperfeita, pode catalisar de forma mais eficiente que o modelo autocrático chinês e fornece grandes vantagens econômicas a longo prazo, já o rígido sistema chinês é vulnerável a protestos e demandas de sociedade civil.

A principal diferença entre China e Índia na hora de investir tem a ver com a situação do setor industrial. Na China, os negócios fluem através de múltiplas industrias, de concessionárias a companhia de jogos para celulares. A Índia vem desenvolvendo alguns serviços financeiros na área de varejo, mas a economia de consumo chinesa é mais avançada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com