TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aportila De Mareea

Ensaios: Aportila De Mareea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Eu vou está falando sobre conceito de entropia

O nome entropia e muito relativo pode se definir entropia na física como na biologia e na informática na política e em muitas outras áreas, mais aqui nós só vamos fica com o conceito de entropia na física

A entropia pode ser a grandeza física termodinâmica que permite medir a parte não utilizável da energia contida num sistema, o que significa que essa parte da energia não pode ser usada para produzir um trabalho.

Entende-se também por entropia a medida da desordem de um sistema. A entropia, neste sentido, está associada a um grau de homogeneidade

Em entropia os processos que ocorrem num único sentido são chamados de irreversíveis. O caráter unidimensional dos processos irreversíveis é tão evidente que o tomamos como certo. Se tais processos ocorressem no sentido “errado”, ficaríamos abismados.

A entropia é diferente da energia no sentido de que a entropia não obedece a uma lei de conservação.

Em termodinâmica, entropia é a medida de desordem das partículas em um sistema físico. Utiliza-se a letra S para representar esta grandeza.

Considerando a expansão livre dos gás ideal, na situação inicial i. Depois de aberta a válvula, o gás rapidamente ocupa todo o recipiente, atingindo seu estado final f.

Na imagem mostra o processo de pressão e o volume do gás no seu estado inicial i e final f. A pressão e o volume são propriedades de estado, ou seja, dependem apenas do estado do gás e não da forma como ele atingiu este estado. Outras propriedades de estado são a temperatura e a energia. Supomos agora que o gás possui ainda uma outra propriedade de estado – sua entropia

.

Além disso, definimos a variação da entropia do sistema durante um processo que leva o sistema de um estado inicial para um estado final como:

Q é a energia transferida na forma de calor para o sistema, ou dele retirada durante o processo. T é a temperatura em kelvins. Como T é sempre positiva, o sinal de ΔS é o mesmo de Q. A unidade é J/k. No caso da expansão livre do gás ideal, os estados intermediários não podem ser mostrados porque eles não são estados de equilíbrio. O gás preenche rapidamente todo o volume, a pressão, o volume e a temperatura variam de forma imprevisível. Desta forma, não é possível traçar uma trajetória pressão – volume para a expansão livre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com