TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema

Monografias: Aula Tema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da ferramenta de qualidade e do método PDCA.

As Ferramentas da Qualidade são muito importantes, pois é utilizada para mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais.

O engenheiro químico japonês, Kaoru Ishikawa, ressaltou a importância da aplicação de técnicas estatísticas para o desenvolvimento organizacional, já que a utilização das Ferramentas da Qualidade, associadas ao PDCA ou ciclo de Deming, tende a solucionar cerca de 95% dos problemas de uma organização.Ishikawa foi o responsável pela criação do Diagrama de Causa e Efeito, que promoveu avanços significativos na melhoria da qualidade ao permitir que não especialistas utilizassem a ferramenta para analisar e resolver, facilmente, os problemas identificados.

O ciclo PDCA surgiu na década de 1930, nos Laboratórios da Bell Laboratories, nos EUA, e foi elaborado pelo estatístico Walter A. Shewhart, que definiu essa ferramenta como um ciclo de processos que pode ser aplicado a qualquer processo ou problema. Mas foi Willian Edward Deming que disseminou seu uso no mundo, passando a ser conhecido como o guru do Gerenciamento da qualidade.

O Ciclo PDCA é importante, pois o objetivo desta ferramenta é garantir que todos os resultados possam ser controlados de forma que a eficiência de cada um possa ser ainda melhor, evitando erros, o PDCA é considerada uma ferramenta de qualidade que pode ser utilizada em uma micro, pequena, média ou grande empresa. Isso porque ele é um método rápido e eficaz na resolução de problemas.

Um dos principais objetivos desse ciclo é favorecer a utilização de uma metodologia que ajude a diagnosticar, analisar e resolver problemas organizacionais. Com seu método simples de utilização ele tem um resultado mais rápido e eficiente, garantindo assim o crescimento das organizações. A ferramenta pode ser utilizada por qualquer organização, favorecendo o desenvolvimento de melhores resultados e também para a melhoria dos processos.

PDCA é a sigla em inglês que designam cada etapa do ciclo:

Plan= Planejamento;

Do= Fazer ou agir;

Check=Checar ou verificar;

Action=No sentido de corrigir ou agir de forma corretiva.

 Plan: Nesse primeiro momento é estabelecido um plano,ou um planejamento onde é identificado o problema,considerando três fases importantes:Primeiro estabelecer os objetivoos,segundo,traçar um caminho para que a meta possa ser atingida,terceira,definir que metodo deve ser utilizado para conseguir os objetivos.Um bom plano evita falha e perdas de tempo para o próximo ciclo.

 Do: No segundo momento o plano deve ser executado,isso consiste em treinamento dos envolvidos no ciclo a ser empregado.Assim colhendo dados para futuras analises.

 Check:No terceiro momento é preciso de uma analise ou verificação dos resultados,para verificar se o trabalho esta sendo feito da forma certa,podendo ser usado diagramas de causas ou efeitos,ou diagrama de Ishikawa ,podendo ser detectados erros ou falhas.

 Act ou Actoin:Na ultima fase é utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com