TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 2

Dissertações: Aula Tema 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  241 Visualizações

Reinaldo Dias (2009) define uma sociedade da seguinte forma: “consiste em um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. Além disso, uma sociedade se une por meio das relações sociais, que precisam ser analisadas”

A sociedade brasileira foi formada, ao longo de sua história, por diversos tipos de pessoas de diferentes lugares do planeta. Alguns fatos importantes que contribuíram para formação da sociedade brasileira foram: A chegada e posteriormente a colonização dos portugueses ao país, os indígenas (nativos brasileiros na época da chegada dos portugueses), a vinda dos africanos em épocas coloniais, a chegada dos imigrantes do século XIX e os imigrantes oriundo da globalização.

Com isso, o Brasil se tornou um país onde a miscigenação é predominante, sendo um local com diferentes raças, etnias e culturas.

Aparentemente, socialmente falando, a população brasileira como um todo parece ser bem homogênea e igual, mas é evidente, perceptível em nosso cotidiano mesmo, que a democracia racial no Brasil nunca existiu. No Brasil não chegou a existir uma segregação racial como no Apartheid (África do Sul) e como ocorrido com as Leis de Jim Crow (EUA), mas se evidencia certa discrepância racial na sociedade brasileira, além disso, é nítido os estereótipo criados em torno de certos tipos raciais brasileiros.

http://fotosquefalam.blogspot.com.br/2012/01/miscigenacao.html

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com