TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 05: Consciência Ética

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

A avaliação nada mas é que uma perfeita ferramenta para rever e medir o desempenho de cada pessoa na atividade que ela exerce na organização, ou seja, suas metas e resultados.  Para que isso ocorra de maneira objetiva, a organização  passa retroação a respeito do desempenho para saber como esta fazendo seu trabalho, para que cada funcionário possa exerce com competência o que o dirigente espera em seu resultado.

A avaliação pode ser feita de diversas formas, como pela própria pessoa,  pelo gerente, pelo individuo e gerente, equipe de trabalho,  pela avaliação 360°, para cima, pelo órgão de RH e pela comissão de avaliação.

  • Auto-avaliação, o mesmo avalia o seu próprio desempenho tomando por base alguns referenciais como critérios, eficiência e eficácia com ajuda do seu superior, a fim de conseguir metas e resultados.
  • Avaliação pelo gerente, em muitas organizações cabe ao gerente com a ajuda do RH, para juntos elaborarem  um plano sistemático de avaliação para pessoas.
  • Avaliação pelo individuo e o gerente, é a aproximação do individuo com o gerente, o maior interesse é do funcionário, pois o gerente é como um elemento de guia para o funcionário passando a ele metas a serem alcançadas para juntos obterem resultados.
  • Avaliação em equipe de trabalho, é própria equipe que avalia o desempenho de cada um de seus membros e programa com cada um as providencias necessárias para a melhoria.
  • Avaliação de 360°, feita por elementos que tem uma interação com o avaliado. 
  • Avaliação para cima, na avaliação para cima o grupo avalia o gerente como ele passa os meios e recursos para que o grupo consiga alcançar os objetivos e melhorar os resultados.
  • Avaliação pelo órgão de RH, ele fica responsável pelo desempenho de todas as pessoas da organização, é mais comum em organizações conservadoras. 
  • Avaliação pela comissão de avaliação, trata-se de uma avaliação coletiva feita por grupo de pessoas pertencentes a diversos órgãos organizacionais interessados no desempenho dos funcionários.

São diversos os métodos no qual podemos indentificar e avaliar o desempenho humano. Entre esses métodos estão os tradicionais e os mais utilizados são: escalas gráficas, escolha forçada, pesquisa de campo, incidentes críticos e lista de verificação.
Em busca de soluções criativas e inovadoras as organizações as organizações buscaram métodos de avaliação modernos que se situam ao redor da administração participativa por objetivos (APPO), que consiste em definir objetivos e responsabilidade e desempenho, sendo democrática, participativa, envolvente e motivadora.




 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com