TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bossidi

Resenha: Bossidi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Logo no início do seu artigo, é apresentada por Tully uma afirmação de Bossidy sobre um tema que tem sido objeto de um de meus questionamentos quando reflito sobre como os gestores comumente pensam o crescimento da empresa na qual atuam, quando ele diz que “...corte em custos não leva à prosperidade...”

Pela minha experiência profissional de mais de 20 anos e também como pessoa, lendo notícias nos diversos veículos de comunicação sobre o assunto, a primeira, e as vezes única, ação que um gestor adota para avançar rumo ao crescimento de seus resultados é cortar custos. Embora seja uma medida importante, penso que ela não pode ser o motor principal das mudanças que uma empresa precisa para crescer.

Por isso, entendo e concordo perfeitamente com o pensamento dele de que cortar custos deve estar em sincronia e simultaneidade com aumentar vendas e que “... Business nada mais é do que duas coisas”. Exatamente como eu penso, ou seja, é imperativo sim o crescimento para a sobrevivência de qualquer emrpesa, mas não abordando exclusivamente o aspecto da redução e custos, como tenho observado.

Refletindo sobre o retorno esperado com o crescimento, embora o senso comum seja aquele de que o maior benefício é o da obtenção de lucro que possa fomentar mais crescimento, por meio de novos produtos e aquisições, outro ponto de vista que vai muito de encontro ao que penso sobre crescimento de uma empresa, que pouco notei em abordagens de outros autores e que considero extremamente relevante de se pensar é que, como disse Bossidy, “...o maior retorno do crescimento é nas pessoas...” Entendo que pouco se tem dado a importância devida ao potencial que existe de se catapultar o crescimento de uma empresa quando as pessoas que a compõem também se constituam como alvos desse crescimento.

Considerei muito boa a abordagem do Bossidy com relação ao que a empresa deve fazer para crescer, especialmente quando ele menciona a costumeira miopia da maioria das empresas, ao estabelecer suas metas de crescimento, de só se preocuparem com as concorrentes e no curto prazo, sem levar em consideração a visão de longo prazo de tentar se mirar não apenas nas competidoras dentro do seu segmento, mas também nas melhores empresas.

Após estabelecidas as metas, creio ser de fundamental importância o papel do CEO para fornecer estratégias e subsídios para que tais metas sejam alcançadas. Vejo como uma grande virtude do Bossidy a constante inquietude quando ele afirma que “...simplesmente não existe mercado maduro, o que precisamos é de executivos maduros que encontrem maneiras de crescer...”. Aliado a isto, considerei fundamental a visão de que o CEO precisa estar totalmente envolvido no processo.

Uma reflexão a se fazer sobre o artigo: Se a competitividade de uma empresa pode levá-la ao crescimento, o que acontece com as empresas que são eficientes, vendem bem mas não estão em uma fase de crescimento? Elas não seriam competitivas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com