TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CMMITI

Projeto de pesquisa: CMMITI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1

2

2.1

2.2

2.3

2.4

2.5

2.6

2.7

3

4

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

Cmmi

Histórico

Dimensões

Disciplinas

Representações

Áreas de Processo

Histórico de Avaliações

CONCLUSÃO 44444417

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1 01

02

02

03

03

03

04

06

09

10

11

1. INTRODUÇÃO

Agora, mais do que nunca, as empresas querem oferecer produtos e serviços melhores, mais rápidos e mais baratos. Ao mesmo tempo, no ambiente de alta tecnologia do século XXI, quase todas as organizações viram-se consolidando cada vez mais produtos e serviços complexos. Para ajudar as organizações a desenvolver e manter produtos e serviços de qualidade, o mercado atualmente disponibiliza diversos métodos e modelos de maturidade, normas, metodologias e diretrizes que podem ajudar uma organização a melhorar a forma como ela faz negócios. O objetivo desse trabalho é apresentar uma análise de um modelo de qualidade CMMI que é usado atualmente em várias empresas, fornecendo diretrizes baseadas em melhorias práticas para melhorar os processos e habilidades organizacionais, cobrindo o ciclo de vida de produtos e serviços completos, nas fases de concepção, desenvolvimento, aquisição, entrega e manutenção. Neste sentido, suas abordagens envolvem a avaliação da maturidade da organização ou a capacitação das suas áreas de processo, o estabelecimento de prioridade e a implementação das ações de melhoria.

2. CMMI

O CMMI (Capability Maturity Model Integration ou Modelo Integrado de Maturidade e Capacidade) é um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas) necessárias à maturidade em disciplinas específicas (Systems Engineering (SE - Engenharia de Sistemas), Software Engineering (SW - Engenharia de Software), Integrated Product and Process Development (IPPD - Desenvolvimento Integrado de Processo e Produto), Supplier Sourcing (SS)). Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, o CMMI é uma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.

O CMMI é um modelo de qualidade que abrange todo o processo de desenvolvimento e auxilia na melhoria do controle dos projetos desenvolvidos pelas empresas. O objetivo do modelo é a padronização dos processos de acordo com as melhores práticas de gerenciamento e produção orientando as organizações na performance e qualidade nos projetos.

O CMMI foi baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. Há uma ênfase tanto em engenharia de sistemas quanto em engenharia de software, e há uma integração necessária para o desenvolvimento e a manutenção.

A versão atual do CMMI (versão 1.3) foi publicada em 27 de outubro de 2010 e apresenta três modelos:

• CMMI for Development (CMMI-DEV), voltado ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços.

• CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ), voltado aos processos de aquisição e terceirização de bens e serviços.

• CMMI for Services (CMMI-SVC), voltado aos processos de empresas prestadoras de serviços.

Uma das premissas do modelo é "A qualidade é influenciada pelo processo", e seu foco é "Melhorar processo de uma empresa".

Veja alguns benefícios da implantação do CMMI:

• Todas as atividades são explicitamente ligadas aos objetivos de negócio.

• Aumento de visibilidade da organização garantir que o produto ou serviço atenda às expectativas do cliente.

• Aprendizado de novas áreas através de melhores práticas (por exemplo, medição de risco).

• Aumento na efetividade, reduzindo desperdício e retrabalho.

2.1 HISTÓRICO

O CMMI surgiu durante a década de 1980 como um modelo para avaliação de risco na contratação de empresas de software pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que desejava ser capaz de avaliar os processos de desenvolvimento utilizados pelas empresas que concorriam em licitações como indicação da previsibilidade da qualidade, custos e prazos nos projetos contratados. Para desenvolver esse processo, o Departamento de Defesa constituiu junto a Carnegie-Mellon University o SEI (Software Engineering Institute), o qual além de ser responsável pela evolução da família CMM, realiza diversas outras pesquisas em engenharia de software.

Os processos de melhoria nasceram de estudos realizados por Deming (Out of the Crisis), Crosby (Quality is Free: The Art of Making Quality Certain) e Juran, cujo objetivo principal era a melhoria da capacidade dos processos. Entende-se por capacidade de um processo a habilidade com que este alcança o resultado desejado.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com