TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CPFL Sustentabilidade E Gestão De Competencias

Casos: CPFL Sustentabilidade E Gestão De Competencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 7

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE FORTALEZA

FACULDADE CDL

TRABALHO DE MICROECONOMIA

PROFESSOR: MS. RANDAL GLAUBER

EQUIPE: A BELA E OS FERAS

CLEIDIANE TAVARES

FELIPE ÂNGELO

FRANCISCO HELIO

FRANCISCO JOSANIR

JOSÉ WALTER

CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz)

Sustentabilidade e

Gestão de Competências

Fortaleza - Ceará

2013

A INFLUÊNCIA DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAS NO DESENVOLVIMENTODO CLIMA ORGANIZACIONAL E NA SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA CPFL

Trabalho apresentado a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza – Faculdade CDL, como requisito para elaboração de atividade complementar submetido à disciplina de microeconomia do Curso de administração modulo noite 2013.2.

Professor: Randal Glauber, Ms

FORTALEZA-CE

JUNHO / 2013

Conceitos:

Sustentabilidade

Segundo Silva (2003), desenvolvimento sustentável sob o ponto de vista corporativo pode ser definido como: “A busca do equilíbrio entre o que é socialmente desejável, economicamente viável e ecologicamente sustentável”.

A procura por investimentos socialmente responsáveis (SRI) Segundo a Bovespa (2006), os investimentos SRI consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista a longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais.

Gestão de Competências

Parry (1996) resume o conceito de competência como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afetam a maior parte de alguma tarefa, papel ou responsabilidade que se reporta ao desempenho da função assumida, e que podem ser aferidos por parâmetros bem aceitos; tais predicados são susceptíveis de melhor capacitação pelo treinamento e desenvolvimento.

Para LeBortef (1995), a competência não é estado ou conhecimento que se tem nem é resultado de treinamento. Competência é na verdade colocar em prática o que se sabe em um determinado contexto, marcado geralmente pelas relações de trabalho, cultura da empresa, imprevistos, limitações de tempo e recursos etc. Pode-se, portanto, falar-se de competência apenas quando há competência em ação, isto é, saber ser e saber mobilizar conhecimentos em diferentes contextos.

Palavras- chave: Sustentabilidade e Competências Gerenciais.

Segundo Aurélio Sustentabilidade significa qualidade de sustentável; Competência significa qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.

1912 - O INÍCIO DE TUDO

Um empreendedor visionário do interior do Estado de São Paulo, Manfredo Antonio da Costa, se junta a José Balbino de Siqueira. Eles reúnem três pequenas empresas de energia que somam capital de 2 mil contos de réis e fundam a Companhia Paulista de Força e Luz. Foi dessa forma, na sala 38 do Largo do Tesouro, que começou a funcionar provisoriamente a atual CPFL Paulista, que, em 16 de novembro de 2007 completa 95 anos de atuação, coroando um período marcado pela expansão e pela modernização, especialmente após a privatização, em 1997. No ano 2000, a história da empresa ganha um novo impulso e, em 2002, dá o salto definitivo que a transforma em um dos maiores e mais admirados grupos empresariais do Brasil. Dos tempos pioneiros, do início do século 20, a CPFL Energia ainda carrega consigo muitos dos seus tradicionais princípios e valores: a ousadia e o espírito empreendedor de seus fundadores, que hoje se unem à excelência, à inovação e à visão de futuro de um grupo empresarial que, cada dia mais, está presente na vida do país e de milhões de brasileiros.

1912 - CRIAÇÃO DA CPFL PAULISTA

As empresas Força e Luz de Botucatu, Força e Luz Agudos/Pederneiras e Força e Luz São Manoel se juntam para formar a CPFL Paulista. Com isso, ganha contornos iniciais o primeiro sistema integrado de produção e distribuição de energia do Brasil. Ela mantém capital privado nacional por 15 anos. Nesse período, a Companhia cresce adquirindo empresas em Dois Córregos, Bauru e Pirajuí.

1927 – ESTRANGEIROS

A CPFL Paulista é incorporada pelo grupo americano American Foreign Power Co. (Amforp), assim como outras empresas do setor no país. Juntas, as unidades geradoras da CPFL não atingem 50 mil KW. Para ampliar a oferta de energia, os novos controladores investem na construção de mais usinas hidrelétricas. Um exemplo é o da usina hidrelétrica de Marimbondo, no rio Grande, próximo da cidade de lcém. Ela entra em operação em 1929, com 7.952 KW e dois geradores. Nesse período, também foram adquiridas mais de duas dezenas de empresas no interior de São Paulo, que, na década de 40 são incorporadas à CPFL paulista.

1957 - OUSADIA

Ainda sob o controle da Amforp, o processo de ampliação da geração culmina com a construção da usina hidrelétrica Marechal Mascarenhas de Moraes, na época uma das maiores do mundo. Em abril, são inaugurados seus dois primeiros geradores, com capacidade de 40 mil KW cada um, aumentando em 65% a capacidade geradora da CPFL. Nos anos 50, ficou marcante, porém, o início de uma forte onda nacionalista e a carência de recursos para a expansão do setor. A redução de investimentos acarretou, entre outras coisas, o lento crescimento da capacidade instalada e da oferta de energia do Brasil.

1964 - ELETROBRÁS

No dia 14 de outubro, o Governo Federal decide, por meio da Lei ri, 4.428, tornar a CPFL patrimônio da União. A empresa passa ao controle da estatal Eletrobrás em cenário pela reorganização do setor elétrico e pelo planejamento centralizado nos órgãos federais. 0 foco de atuação da CPFL é direcionado para o segmento de distribuição de energia, inclusive, com a transferência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com