TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chapinha

Resenha: Chapinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

A chapinha (também conhecida como piastra ou prancha modeladora) é uma ferramenta utilizada para alterar a estrutura do cabelo com a ajuda do calor. Existem dois tipos gerais: as chapinhas alisadoras e as que produzem cachos. O sistema de funcionamento das chapinhas pode ser comparado ao do ferro de passar roupas, o qual também era utilizado para secar e alisar os cabelos.

Marcel Grateau foi creditado pela invenção da chapinha de cachos, em 1890. Em maio de 1906, Simon K. Monroe patenteou uma chapa de dentes metálicos para alisar cabelos.1 Depois, em dezembro de 1909, Isaac K. Shero patenteou uma invenção no qual duas chapas planas eram prensadas sobre o cabelo.2 No entanto, a chapinha como conhecemos hoje foi inventada por Lady Jennifer Bell Schofield em 1912, que aperfeiçoou as invenções anteriores criando um instrumento feito de duas placas de ferro com uma dobradiça que eram aquecidas, alisando o cabelo.3 As mulheres corriam o risco de sairem com os cabelos chamuscados ou com queimaduras pois a temperatura do ferro era muito alta.

Anos mais tarde, as técnicas foram aprimoradas e mais recentemente foram criadas as chapinhas elétricas e de cerâmica.

A chapinha é um instrumento utilizado para modelar os cabelos alterando sua estrutura através do calor. Existem chapinhas feitas para alisar e enrolar as mechas. Antigamente, as mulheres utilizavam ferros de passar roupas para acabar com o aspecto crespo dos cabelos, mas essa técnica era muito arriscada, pois frequentemente danificava os fios por causa do calor excessivo.

A chapinha feita para modelar cachos, também conhecida como baby liss, foi inventada por Marcel Grateau em 1890. Um pouco depois, em 1906, Simon K. Monroe registrou uma chapa de dentes metálicos que servia para alisar cabelos. Em seguida, Isaac K. Shero patenteou uma descoberta ainda mais inovadora, onde duas chapas planas eram prensadas sobre o cabelo, proporcionando melhores resultados.

Mas a chapinha como conhecemos hoje foi invenção de Lady Jennifer Bell Schofield em 1912. Ela aperfeiçoou os modelos anteriores criando um aparelho feito de duas placas de ferro aquecidas e unidas por uma dobradiça.

Hoje em dia existem muitos outros modelos e tecnologias para chapinhas de cabelos, as de cerâmicas são as mais indicadas para preservar a saúde dos cabelos.

A chapinha é uma ferramenta muito importante que qualquer mulher tem que ter, sendo o maior aliado delas para se produzir, já que ficar bonita e bem apresentável é o que todas as mulheres desejam. Ainda mais quando se trata de uma ocasião especial alguma festa, sair com os amigos, paquerar, enfim em qualquer situação a mulher precisa sentir-se bem e o cabelo é uma das preocupações.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »