TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complexidade Empresarial

Artigo: Complexidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

CRISTIAN DE LARA DOS SANTOS

COMPLEXIDADE EMPRESARIAL

FREDERICO WESTPHALEM

2014

CRISTIAN DE LARA DOS SANTOS

COMPLEXIDADE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Comportamento organizacional; Homem, cultura e sociedade; Comunicação e linguagem; Fundamentos e teoria organizacional].

Orientdor: Prof. Evandro

FREDERICO WESTPHALEM

2014

Complexidade Empresarial

No cotidiano das corporações empresariais, tem se tornado corriqueiro a utilização de métodos especificados para uma boa administração. O grande crescimento de certas organizações tem exigido muito de seus idealizadores, processos como de inovação e marketing e o uso da tecnologia da informação, vem sendo muito utilizados, porém uma boa comunicação empresarial é o que tem feito a diferença para se obter o sucesso. Empresas como Braskem e CPFL Energia não fogem dessa realidade. A seguir iremos ver um pouco mais de como funciona cada uma dessas empresas.

A Braskem, empresa petroquímica sediada na cidade de São Paulo, tem como principal fonte em sua base forte, seus investidores. O diálogo entre seus diretores e colaboradores é constante e intenso. Relatórios diários sobre a produção e reuniões trimestrais sobre o balanço financeiro são indispensáveis para o andamento dos negócios, além disso, são discutidos vários outros assuntos de interesse da corporação bem como, por exemplo, seus pontos vulneráveis a serem melhorados.

Buscando inovar, a Braskem utiliza-se do marketing para expandir seu nome, o lançamento de revistas sobre a empresa e seus colaboradores e a família Braskem, são alguns dos meios utilizados para que se proponham pautas de extrema importância em relação à organização empresarial. Outro fato importante é de que a empresa em si, está sempre em busca da eficácia, buscando assim interagir-se e dialogar para a obtenção de melhores resultados. Há também o uso da tecnologia da informação, que tem mostrado resultados satisfatórios para as empresas, com a divulgação de sua marca através de sites na internet tem se conseguido atribuir grandes benefícios e valores para seus fins empresarias.

Na CPFL Energia (Companhia Paulista de Força e Luz), que é considerada uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, ocorre à participação nos investimentos em distribuições, geração e comercialização, além de transmissão de energia elétrica, que é gerada para mais de sete milhões de pessoas.

O grupo CPFL busca sempre estar em interação com seus consumidores, através de comunicados ao mercado e de informações fornecidas nas contas de luz que são distribuídas mensalmente. Mensagens com dicas de segurança são as mais fluentes.

A mídia, no caso a imprensa e as rádios regionais também é importante na relação entre a empresa e o consumidor, um exemplo é quando a necessidade de fazer avisos em casos de interrupção da energia. Além disso, os líderes têm a autonomia de se comunicar diretamente com esses meios de comunicações locais.

Para uma melhor transparência das duas empresas, podemos aplicar o método de gestão Stakeholders, que engloba todas as pessoas que de alguma forma podem influir no sucesso de seus projetos. Assim consideram-se interessado desde o patrocinador, os fornecedores, os membros do grupo, os membros da diretoria da empresa até o seu público externo. Após isso é buscar discernir as qualidades e as influências de cada um para o bem da corporação, ver aonde cada pessoa se encaixa, aonde cada um vai produzir e ajudar mais.

Além da Stakeholders há várias outros tipos de ferramentas de gestão, duas delas são a Benchmarking e a Outsourcing.

O Benchmarking é uma ferramenta de gestão que significa “marca de referência”, ela é a busca nas melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo. Seu princípio básico é examinar como uma outra empresa realiza funções específicas, com a finalidade de poder melhorar seus serviços. É usada em grande parte das corporações mundo a fora.

O Outsourcing ou Terceirização como melhor conhecemos é a prática empresarial que visa ao aumento da qualidade nas suas atividades. É considerada uma forma de redução de custos, ao se contratar uma empresa terceirizada para fornecimento da força de trabalho. É um método usado principalmente em empresas de telecomunicação, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também se beneficiam dessa prática, um exemplo é em prefeituras de pequenos municípios que terceirizam ônibus para o transporte escolar.

Portanto esses são outros dois grandes exemplos de ferramentas de gestão muito utilizados em diversas organizações, cada uma com suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com