TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Estoque De Gado

Dissertações: Controle De Estoque De Gado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  3.731 Palavras (15 Páginas)  •  1.250 Visualizações

Página 1 de 15

1 - INTRODUÇÃO

A atividade pecuária brasileira detém atualmente cerca de 200 milhões de bovinos, sendo que em média 70% correspondem a gado de corte. Através da leitura de alguns periódicos informativos e pela própria experiência pessoal, constatou-se que muitos pequenos e médios pecuaristas da região sul do Rio Grande do Sul - de modo geral - enfrentam algum tipo de dificuldade no tocante aos controles e registros dos inventários de seus estoques e suas divisões por categorias do rebanho, bem como a identificação de custos até então desconhecidos pelos produtores. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar as particularidades e dificuldades enfrentadas pelos pequenos e médios criadores de gado bovino da região sul do Rio Grande do Sul.

De acordo com Jose Carlos Marion e Sonia Segatti,

Diante dessa situação esboçada, coloca-se a figura do responsável pela Contabilidade dessas empresas, cuja grande função é reunir todos os dados resultantes das operações realizadas pela empresa para apurar as novas posições financeiras e econômicas advindas dessas operações. (MARION; SEGATTI, 2010, p.3)

Convém deixar claro que se pretendeu apenas demonstrar uma forma mais simples de controle dos estoques e registro de alguns custos ocultos – como a depreciação do gado reprodutor – e com isso motivar o interesse por parte dos contabilistas, pecuaristas e estudiosos no assunto, a fim de promover palestras e trabalhos de pesquisas por se tratar de um assunto de suma importância, mas ainda carente de material técnico.

2 – CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DA EMPRESA

Atualmente a atividade pecuária não é mais vista como um empreendimento familiar, equiparando-se às características de uma pessoa jurídica. Seguindo essa tendência, Roni Antonio da Silva afirma que para ter sucesso nessa atividade, o empresário rural deverá lançar mão de conhecimentos da administração rural, visando ao uso racional dos fatores de produção e objetivando o aumento da produtividade por meio da adoção das principais práticas agrícolas sob a coordenação de uma sólida base administrativa (SILVA, 2012).

Com o intuito de atingir esse nível de desenvolvimento no agronegócio, a empresa Luis Fidel Almeida Fernandes reconheceu que

(...) o grande desafio de todos aqueles que estão envolvidos com esse segmento de nossa economia (...) depende o futuro do agronegócio e da economia do país. (SILVA, 2012, p. 17).

Neste contexto, a empresa Luis Fidel Almeida Fernandes busca, através da colaboração de seus funcionários – que são treinados e assistidos em suas necessidades básicas, pois são pessoas fixadas na campanha, distantes da cidade – fazer com que o retorno do trabalho deles seja muito mais efetivo. A empresa tem como principal objetivo a produção do gado bovino de corte, buscando padronização pela raça Angus por ser um animal adaptado ao clima do Rio Grande do Sul, devido sua origem europeia, suportando o rigor do inverno gaúcho, de fácil engorde e que produz excelente qualidade de carne.

2.1 Organograma

3 – HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO

Em meados do ano de 2003, surgiu a oportunidade de comprar um lote de campo com 390 hectares na cidade de Rio Grande/RS na localidade denominada Distrito do Taim. O proprietário Luis Fidel Almeida Fernandes tinha como princípio inicial da aquisição a finalidade de arrendamento para fins de plantio. Nesse momento lembrou-se de sua difícil infância e adolescência passada no campo – principalmente com a morte de seu pai que perdera aos 11 anos de idade –, superando os desafios com muito esforço, estudo e trabalho. Tudo isso fez com que fosse sendo reconhecido e mais tarde assumisse importantes cargos de gerência em empresas da área da navegação. Com sua experiência em gestão empresarial, decidiu investir no ramo da pecuária, especificamente na bovinocultura ou gado de corte, e atualmente mantém um negócio sólido com cerca de 2.600 hectares totalmente produtivos e voltados para a criação de gado.

Hoje, conta com cerca de 4 funcionários diretamente envolvidos com a criação de aproximadamente 1.700 cabeças de gado e 2 funcionários na área administrativa, estabelecendo negócios no mercado interno e externo (países do Oriente Médio). Além disso, mantém preocupação com o manejo ambiental, equilibrando a questão capital x meio ambiente.

4 – REVISÃO TEÓRICA

4.1 Contabilidade Rural – Conceitos

As atividades rurais, independente de seus segmentos e dimensões, necessitam de planejamento e controles eficazes para uma melhor gestão administrativa e econômica - a exemplo da atividade pecuária - além de buscar manter um bom manejo de animais, qualidade na alimentação, boa origem genética entre outros fatores. Mesmo assim, todos esses processos ainda parecem ser insuficientes para o sucesso do negócio a médio e longo prazo.

Conforme Crepaldi,

A Contabilidade Rural no Brasil ainda é pouco utilizada, tanto pelos empresários quanto pelos contadores. Isto acontece devido ao desconhecimento por parte desses empresários da importância das informações obtidas através da contabilidade, da maior segurança e clareza que estas informações proporcionam nas tomadas de decisões. Isto acontece também em função da mentalidade conservadora da maioria dos agropecuaristas, que persistem em manter controles baseados em sua experiência adquirida com o passar dos anos. Dessa forma, abrem mão de dados reais que poderiam ser obtidos através da contabilidade. (CREPALDI, 2012, p.47)

Jose Carlos Marion e Sonia Segatti acrescentam que:

Pecuária é a arte de criar e tratar gado, Gados são animais geralmente criados no campo, para serviços de lavoura, para consumo doméstico ou para fins industriais e comerciais. Os bovinos, também chamados Gado Vacum, vão servir ás seguintes finalidades: trabalho, reprodução, corte e leite. (MARION; SEGATTI, 2010, p.6)

Para um melhor entendimento e explanação desse assunto, é muito importante esclarecer as dimensões de área da atividade pecuária para uma correta classificação na diferenciação dos pequenos, médios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com