TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Credito De Carbono

Artigo: Credito De Carbono. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

MONOGRAFIA

-

CONTABILIZAÇÃO DO CRÉDITO DE CABONO

Resumo

O mundo atual tem passado por grandes problemas de ordem ambiental e uma das soluções encontradas na tentativa de solucionar os danos ambientais causados pelos gases poluentes na atmosfera foi a criação dos créditos de carbono.

O termo “créditos de carbono” surgiu com a criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) na reunião para assinatura do Protocolo de Quioto. O acordo entrou em vigor em 2005 e contou com a assinatura de 160 países que concordaram que os países desenvolvidos tinham que reduzir a emissão de gases causadores do chamado Efeito Estufa.

Por mais que a comercialização dos créditos de carbono tenha entrado no mercado já há algum tempo, a contabilização desses é algo que diverge entre os profissionais da classe. O trabalho monográfico em questão aborda a comercialização e contabilização dos créditos de carbono através de projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e seus reflexos no patrimônio das empresas, além de esclarecer as alternativas contábeis possíveis no tratamento dos referidos eventos.

Objetivos

Analisando o corpo do trabalho, o objetivo que almejamos é de analisar contabilmente o crédito de carbono, adquirido ou concedido pelas empresas, sendo a parte contábil do crédito mais transparente possível e que todos possam entender, do que se trata, para que serve, e o enfoque principal como se contabiliza.

Justificativas

O presente tema tem se revelado de suma importância nos dias atuais, tanto no cenário nacional, quanto no cenário mundial. Isso porque é crescente a implementação de mecanismo de desenvolvimento limpo em países em desenvolvimento e, consequentemente a emissão de créditos de carbono.

O cumprimento das metas de redução de gases poluentes estipuladas pelo Protocolo de Quioto não tem se mostrado fácil, até mesmo porque tais gases são facilmente expelidos no ambiente, já que estão intimamente ligados a maioria das atividades industriais.

É claro que tais atividades é que movimentam a economia dos países mais desenvolvidos do mundo e, diminuir a emissão de gases poluentes significa reduzir a atividade industrial poluidora e investir em técnicas para essa redução.

Para o investimento em técnicas é necessário desprender recursos financeiros e a redução da atividade industrial culmina em deixar de auferir dinheiro, interferindo na economia interna de cada país.

O tema, assim sendo, tem se mostrado extremamente atual e de grande relevância para as ciências contábeis, até mesmo porque a contabilização destes créditos de carbono deve ser feita de forma a não desvirtuar as suas finalidades e dentro dos princípios contábeis.

A falta de uma forma padrão para o lançamento referentes a movimentações de Crédito de Carbono, afeta desde o empresário que não tem uma forma exata de contabilizar a conta, e chega até ao Governo pois este não tem uma forma tão exata de controlar a economia que gira através dessa nova conta.

A pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com