TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câmbio

Artigo: Câmbio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Artigo  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Câmbio

Acoplado a inflação e a taxa de juros esta a taxa de câmbio seu conceito representa a taxa (ou preço) pela qual a moeda de um determinado país é trocada pela moeda de outro país.

A taxa de câmbio pode ser fixa ou flexível. No caso da taxa de câmbio fixa, é o estado que estabelece a taxa de câmbio. Quanto às taxas de câmbio flexíveis, é o mercado, através da lei da procura e da oferta, que estabelece a taxa de câmbio.

Atualmente, em muitos países vigora um sistema intermédio de taxa de câmbio controlada. Neste sistema, é o mercado que estabelece a taxa de câmbio mais os países intervêm por vezes para estabilizar a sua moeda embora não exista uma paridade fixa ou anunciada.

Dentro deste contexto, atualmente o Brasil adota regime taxa de câmbio flexível, , pela política empregada o governo atua como pode ser vista na reportagem seguinte, onde a Presidente Dilma Rousseff disse que o país tem "bala na agulha" para enfrentar o processo de desvalorização cambial que está em curso.

A presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil com uma das maiores reserva de dólar do mundo, tem “bala na agulha” para enfrentar o processo de desvalorização cambial que está em curso. Segundo ela, a alta da moeda norte-americana independe da política monetária do país e é fruto da “globalização financeira”.

“Estamos dentro dos seis países com maior volume de reservas do mundo. É como se tivéssemos um colchão. Temos US$ 372 bilhões de dólares de reserva”, disse Dilma nesta manhã a rádios de Belo Horizonte, onde esteve. “Temos bala na agulha para encarar esse processo que ocorre internacionalmente, que independe das decisões de política econômica, e é fruto dessa globalização financeira que impera do mundo.”

A presidenta disse que a intensa valorização recente do dólar é consequência da mudança de política do Fed (o Banco Central norte-americano), que colocou trilhões de dólares no mercado e decidiu reduzir a compra de títulos. “Só isso provocou em todo o mundo uma violenta desvalorização cambial porque o título do tesouro americano, que é a aplicação mais segura do mundo, começou a ter aumento de juros. Então as pessoas começaram a apostar.”

Dilma disse que as reservas brasileiras permitem ao Brasil se proteger melhor dos impactos da valorização do dólar e sofrer menos do que outras economias. Segundo ela, o governo atua para evitar grandes variações. “Nossa política é de dólar flexível. Nós não temos um dólar alvo. Entramos no mercado para atenuar essas flutuações, para não deixar que elas sejam abruptas ou criem qualquer processo de pânico.”

O Brasil ter uma reserva de US$ 372 bilhões de dólares significa um superávit no mercado internacional, nota-se que com as exportações e pela entrada de investimentos externos no país representa um ponto positivo. Esta reserva pode ser considerada um seguro contra a alta do dólar que esta ocorrendo atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com