TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO Fluxo de caixa

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO Fluxo de caixa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.889 Palavras (16 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ALEXSANDRO SANTOS SOUSA

FINANÇAS EMPRESARIAIS

TEIXEIRA DE FREITAS

2013

ALEXSANDRO SANTOS SOUSA

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Trabalho apresentado ao curso de bacharelado em adiministração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obteção da média simestral do curso.

.

TEIXEIRA DE FREITAS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................. 03

DESENVOLVIMENTO...................................................................................... 04

CONCLUSÃO.......................................................................................................08

REFERÊNCIAS................................................................................................. . 09

INTRODUÇAO

O planejamento financeiro estabelece as diretrizes e metas a serem alcançadas em um determinado período, de forma a possibilitar não apenas uma análise mais consistente quanto às decisões de financiamento e investimento de capital, mas a visualização de situações adversas e a oportunidade de adoção de medidas corretivas, tão logo sejam necessárias. Dessa forma, podemos admitir a sua importância como uma ferramenta imprescindível ao desenvolvimento da organização, principalmente no tocante à tomada de decisão gerencial.

Aliado a isto, pode-se verificar que no cenário altamente competitivo e economicamente incerto em que as organizações atuam, a inexistência de planejamento financeiro torna-se uma causa crucial da falência de inúmeras empresas, haja vista que o aumento do poder competitivo e da capacidade produtiva de uma empresa depende, inevitavelmente, de sua saúde financeira e da imagem perante os investidores.

A exigência por produtos e serviços com qualidade, a custos menores, torna-se prática rotineira em economias abertas. A postura do consumidor nessas economias migra de uma atitude passiva para uma ativa. Constata-se forte demanda por produtos e serviços que de maneira geral agreguem mais vantagens aos consumidores.

Não é somente a postura do consumidor que incentiva a eficácia na gestão das organizações. Atualmente, dado o crescimento vultoso da competitividade, as organizações necessitam de investimentos, muitas vezes, expressivos. O objetivo desses investimentos resume-se na obtenção de possíveis ganhos adicionais ao custo do capital investido. A gestão de uma organização tende a sair da posição convencional de medição do lucro e rentabilidade para a gestão voltada à criação de riqueza.

DESENVOLVIMENTO

O Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa constitui-se em instrumento essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeira. Logo, o fluxo de caixa deverá refletir com precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros de futuro. O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planeja, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período. Monografia apresentada por Fábio Castelo Branco Ponte de Araújo, Maria Monte Holanda e Norma Vasconcelos Uchoa na Universidade do Grande Rio em Fortaleza em 2004.

Segundo Campos Filho (1.999) os administradores, contadores, os gestores precisam ter informações confiáveis, de fácil entendimento, que estejam disponíveis em tempo hábil. O feeling do empresário precisa ser completado com o que dizem os números gerados pelos controles, precisam acompanhar os acontecimentos no mundo e principalmente no Brasil, avaliando sua influência no segmento dos negócios e financeiro. Já podemos elaborar orçamentos de caixa para, pelo menos, três meses. Isso custa pouco e traz bons benefícios, por permitir visualizar com antecedência as necessidades financeiras.

Conforme Gitman (1997:586), apud de Campos Filho, o planejamento de caixa é a espinha dorsal da empresa. Sem ele não se saberá quando haverá caixa suficiente para sustentar as operações ou quanto se necessitará de financiamentos bancários. Empresas que continuamente tenham falta de caixa e que necessitem de empréstimos de última hora, poderão perceber como é difícil encontrar bancos que as financie.

Um instrumento gerencial é aquele que permite apoiar o processo decisório da organização de maneira que ela esteja orientada para os resultados dos pretendidos. Considerar o fluxo de caixa de uma organização um instrumento gerencial não significa que ela vai prescindir da contabilidade e dos relatórios gerenciais por ela gerados. Ao contrário, com o fortalecimento dos relatórios gerenciais gerados pela contabilidade se pretende aliar a potencialidade do fluxo de caixa para melhor gerenciar suas decisões. Trata-se de considerar que o fluxo de caixa também deva serarrolado com instrumento que traga subsídios para o processo de tomada de decisões.

Tabela de Fluxo de Caixa

RECEBIMENTOS SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL

A VISTA 5.904,00 6.268,80 6.498,90 7.389,00 6.434,10 5.244,00

COM 30 DIAS 9.643,20 10.239,04 10.614,87 12.068,70 10.509,03 8.565,20

COM 60 DIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com