TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIFICAR OU FOCAR?

Casos: DIVERSIFICAR OU FOCAR?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

DIVERSIFICAR OU FOCAR?

Com o Mercado vivendo seu momento mais dinâmico, mudanças surgindo ao amanhecer de um novo dia, torna-se mais difícil manter o negócio próspero sem ter que tomar certas decisões, adaptar-se à novas tendências ou mesmo especializa-se no segmento atuante, aprimorando os processos que envolvem o negócio.

Uma das grandes dúvidas que surgem para empresas que conseguiram transpor o "degrau" do equilíbrio é se é chegada a hora de investir em novos mercados, mantendo o primeiro negócio ou se o melhor é "melhorar a receita", investindo em qualidade, aprimorando processos com finalidade de redução de custos, melhorar imagem e exposição da marca e produtos entre outros.

Claro, como todas as escolhas que temos que fazer na vida, decidir o futuro de um negócio que vem dando certo, é difícil. Existem vários fatores de interferência, que de um jeito ou de outro poderão influenciar positiva ou negativamente.

Recentemente em matéria para Revista PME da Exame, os sócios-proprietários da Rede Franqueada Touch Watches, Marcelo Di Diorgio e Marcelo Amado, contaram em entrevista que passaram por este dilema. A Touch Watches atua no mercado de relógios de pulso, com uma rede de distribuição com mais de 60 lojas franqueadas em todo o Brasil. O negócio surgiu depois que se tornaram amigos e parceiros de negócios em uma cidade do interior da Espanha. Anos depois, abriram a empresa, cujo foco é venda de relógios para jovens e consumidores emergentes, com design inspirado nos relógios da suíça Swatch. A linha de produção é internacional, com designers espanhóis, máquinas japonesas e o resto, inclusive montagem feita na China. O negócio estava consolidado, com público-alvo estabelecido, linha produtiva estruturada e eficaz, mercado conquistado, então veio a dúvida: "especializar, focando no segmento, ampliando as linhas para atender públicos diferentes ou aventurar em terras desconhecidas, no mercado de acessórios como óculos e bijuterias e assim aproveitar melhor o potencial fabril da unidade que abririam em Manaus". http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0035/noticias/

diversificar-ou-manter-o-foco-num-unico-produto?page=2

Em uma situação como esta, existem riscos para qualquer escolha feita, e é neste momento que devemos nos preocupar com algumas questões que poderão fazer toda a diferença na escolha. Entre elas estão: Conhecimento, Know how, disponibilidade financeira (sem necessidade de aportes), ascendência do mercado escolhido, fornecedores, distribuição e outros mais.

Caso a escolha seja manter-se no mercado atual, focando no negócio que já é estável, há a possibilidade de melhorar o posicionamento no mercado, conquistar novos perfis de cliente, melhorar o processo produtivo e de logística, reduzindo assim custos e aumento a lucratividade, mas também pode-se deixar passar oportunidades únicas de mercado, lançamento de novos produtos em um momento de economia aquecida.

Do outro lado, temos a opção de ir pela estrada da aventura, entrar em novos mercados, trabalhar com novos produtos, embalados sonhos ou modismos de mercado. Aqui, podemos também ter sucesso e insucesso e dependerá também dos diversos fatores internos e externos para o êxito da nova investida. Aqui a empresa se não tiver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com