TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deflação

Resenha: Deflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Resenha  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  162 Visualizações

Deflação de dados: Deflação é o contrário de inflação. Significa queda do nível geral dos preços e não de um ou outro produto isolado.

Não se deve confundir deflação com desinflação, que é a redução do ritmo de alta de preços num processo inflacionário.

Quando a inflação cai do patamar de 10% ao mês para o de 5%, por exemplo, pode-se dizer que houve desinflação. Deflação é quando os preços médios recuam, ou seja, a taxa torna-se negativa.

Taxas de deflação podem ser esporádicas, o que pode ser registrado quando a inflação é muito baixa. Os preços ficam estáveis e num ou outro momento a taxa torna-se negativa.

Mas a deflação como um processo mais contínuo está em geral associada à recessão, ou seja, à queda da atividade econômica. As vendas caem com a perda do poder aquisitivo dos consumidores.

As empresas reduzem preços como única alternativa de venda e podem ir à falência devido às perdas que têm vendendo abaixo do custo.

Números índices: É o resultado do encadeamento de variações percentuais ao longo do tempo de alguma coisa que se queira medir. são usados para indicar variações relativas em quantidades, preços ou valores de um artigo (ou artigos) durante certo período de tempo”. Eles sintetizam as modificações nas condições econômicas ocorridas em um espaço de tempo, através de uma razão. Se apenas um item é computado trata -se de um número índice simples. Se, porém, vários itens (produtos) têm suas variações computadas tem-se um número índice composto.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com