TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eitca

Seminário: Eitca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Seminário  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje a ética na contabilidade tem um enorme peso, principalmente sabendo-se que o contador responde solidariamente com a empresa sobre as informações por ele fornecidas. No estuda neste trabalho, tratamos diretamente da ética profissional, tanto do profissional de contabilidade, como também de todo o administrativo empresarial, pois o esquema desenvolvido para fraudar os cofres públicos eram bem montados e camuflados. Sendo assim, haviam muitos envolvidos e coniventes, inclusive administrativos e contábeis.

Como contadora dessa empresa, sabendo de toda a situação em que a empresa estava se colocando, e também colocando o contador, primeira providencia a ser tomada seria usar o Íten II do Capítulo II do Código de Ética do Contador, pois as autoridades competente solicitam de todas as formas hoje em dia informações sobre a empresa, e nesse caso específico o contador sonegou essas informações junto com o administrativo, ou seja, forjou essas informações. Infringindo assim também o artigo I deste capítulo, ou seja, honestidade e os Princípios das Normas Brasileiras da Contabilidade, ao concordar em fazer parte de todas essas farsa.

Se estivesse realmente desinteressado financeiramente, e pensado eticamente no seu serviço, teria então feito conforme o Capítulo II Item VI, e renunciaria as suas funções, pois não havendo uma relação de confiança entre ambas as partes isso seria o mais indicado a fazer.

O que se observa então é que o comportamento do contador foi totalmente conivente com o da empresa, ou seja, antiético. Isso porque deveria estar sendo bem remunerado para fazer o seus papel. O que se observa muito hoje em dia é que, a grande maioria dos empresário acha-se acima do bem e do mal, ou seja, por mais que orientados a não fazer daquela forma, ainda continuam fazendo. Talvez seja cultural, ou mesmo de observação de outras empresas, mas a realidade está mudando. Hoje as empresas e seus administradores costumam a exigir que tudo esteja de acordo com a legislação brasileira, o mais perfeito possível. Sem truques ou manipulações, isso ajuda na saúde da empresa e a programar melhor o seu futuro. Como pode ser visto no caso estudos, o que aparentemente para ter sido economizado com a sonegação, acaba sempre dando um prejuízo bem maior se tivesse realmente sido contabilizado legalmente.

Para o contador, a penalidade vai desde uma suspensão temporária do exercício de suas funções, podendo até perder o direito de exercer sua função. Analisando o caso, isso é muito relativo, varia do advogado que irá defender, como será defendido e também de quem irá julgar. A manipulação do direito de defesa pode levar esse contador de réu a vítima, e como as leis brasileiras são abertas a interpretações, fica difícil dizer. Como contadores, talvez por exemplo, gostaríamos de ver perder o direito de exercer suas funções, mas realmente isso não cabe a nós.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »