TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrônico indesejável

Projeto de pesquisa: Eletrônico indesejável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho tem como objetivo abordar um tema ao qual devemos ficar bem atentos, o lixo eletrônico.

Aparentemente estas duas palavras lixo e tecnologia não tem muito a ver uma com a outra, pode parecer que estamos nos referindo a algum tipo de tecnologia que trate ou dê destino adequado para o lixo. Porém o sentido é outro, a tecnologia que utilizamos todos os dias vira lixo.

A substituição de aparelhos eletrônicos por versões mais novas e modernas acontece em um espaço de tempo cada vez menor. Isso tem aumentado a produção de lixo eletrônico significativamente. A questão é: o que fazer com esses objetos? Para onde vão os equipamentos obsoletos?

Lixo eletrônico

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados, pois possui uma grande quantidade de substâncias prejudiciais ao ambiente e ao homem.

Em nosso dia a dia não pensamos nisto, não pensamos o quanto uma bateria de celular ou de notebook vão poluir o solo ou os lençóis freáticos (e muitas vezes nem sabemos que poluem), ou mesmo os demais componentes como plástico e metais pesados. Nossa preocupação está geralmente em nos manter dentro das atualizações tecnológicas.

E nos enganamos redondamente pensando que são apenas os equipamentos de alta tecnologia como computadores, câmeras e celulares que poluem o ambiente. Rádios, tv's, aparelhos de som, aparelhos elétricos, lâmpadas eletrônicas e etc. também contém inúmeros elementos altamente poluentes.

Infelizmente, não se fala, ou se fala muito pouco, sobre a questão. Uma espécie de vácuo se formou na abordagem do assunto, onde o mais importante mesmo é comprar o que é de última geração, mesmo que não haja tanta necessidade.

Como exemplo do descaso quanto a este material tão danoso, a atual legislação ambiental do estado de São Paulo (2008) que trata especificamente dos resíduos sólidos, os equipamentos eletrônicos nem citados são e na esfera da legislação nacional, a resolução que trata do assunto está em revisão a cerca de 4 anos no CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente ).

Uma radiografia do lixo eletrônico

Não temos noção da diversidade de materiais que aparelhos celulares, computadores e outros equipamentos possuem, inclusive vários materiais nobres (ouro, platina, etc.) e que acabam indo parar no lixo, podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera, caso sejam queimados. Abaixo podemos perceber alguns dos componentes que encontramos dentro de um computador ou aparelhos eletrônicos.

Do que é composta uma tonelada de sucata eletroeletrônica mista:

Ferro Entre 35% e 40%

Cobre 17%

Chumbo Entre 2% e 3%

Alumínio 7%

Zinco 4% a 5%

Ouro 200 a 300 gramas

Prata 300 a 1000 gramas

Platina 30 a 70 gramas

Fibras plásticas 15%

Papel e Embalagens 5%

Resíduos não recicláveis Entre 3% e 5%

Do que é feito um computador:

Metal Ferroso 32%

Plástico 23%

Metais não ferrosos (chumbo, cádmio, berílio, mercúrio) 18%

Vidro 15%

Placas eletrônicas (ouro, platina, prata e paládio) 12%

Fonte: Programa Ambiental das Nações Unidas

Aproximadamente 94% dos materiais contidos nos aparelhos eletroeletrônicos podem ser reciclados.

As substâncias tóxicas dos computadores e celulares:

Chumbo - Prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Afeta sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor.

Cádmio - É um agente cancerígeno. Acumula-se nos rins, no fígado e nos ossos, o que pode causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos e redução imunológica.

Níquel - Causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problema no fígado e no sangue.

Mercúrio - Prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão.

Zinco - Produz secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômito.

Países lixão?

Por incrível que pareça já existem países virando “depósito de lixo” tecnológico dos países ricos, como é o caso de Gana. Este lixo, cuja existência foi denunciada pelo Greenpeace, é composto por celulares, aparelhos de TV, computadores e etc. O greenpeace também já havia identificado depósitos do mesmo tipo na China, Índia e Nigéria. Além da contaminação do solo e prejuízos a agricultura e a lençóis subterrâneos de água, este lixo eletrônico também afeta crianças e adultos que trabalham nos lixões em busca de materiais que possa ser vendidos.

Mas não são apenas estes países que sofrem com o problema. No Brasil este e-lixo acaba nos lixões junto com todo tipo de material, o que agrava ainda mais os problemas de contaminação.

Iniciativas para minimizar ou sensibilizar as pessoas sobre o problema

Apesar dos problemas, algumas soluções já despontam. Empresas especializadas em montagem de computadores estão reaproveitando peças antigas para montar computadores e revender para setores que não necessitam de grande poder de processamento para atuar. Empresas pequenas ou no início de suas atividades também podem adquirir computadores reciclados. Mas a seguir cito algumas experiências interessantíssimas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com